UFPI se prepara para ser referência nacional

07/08/2008 12:13

Depois do bom desempenho da Universidade Federal do Piauí no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007 e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), novo método de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), a UFPI se prepara agora para ser referência nacional. A perspectiva é que em 2008, o desempenho, já considerado como referência em todo Nordeste possa também ser referência nacional.

De acordo com o resultado divulgado nesta quarta-feira, dia 06, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, a UFPI possui excelência em praticamente todas as áreas de saúde, com destaque para o Curso de Medicina, que conseguiu estar entre os seis melhores cursos do país, recebendo a nota máxima no Enade.

Além do Enade e do CPC, os cursos são avaliados de acordo com o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados (IDD) ? que avalia a quantidade de conhecimento agregado durante a graduação. No CPC, a UFPI também se destaca, já que dos treze cursos avaliados em 2007, seis receberam nota 4, quando a nota máxima é 5. Medicina, Educação Física, Medicina Veterinária Nutrição, Odontologia e Serviço Social.

O reitor da UFPI, Luiz Santos Junior explica que esse é o resultado de uma política de ensino orientada para tornar a UFPI mais competitiva. "O trabalho está sendo feito para que todos os nossos cursos busquem essa excelência", ressalta a o reitor.

Dos treze, Enfermagem e Agronomia do Campus Central receberam nota 3 e o curso de Farmácia recebeu nota 2. Ainda foram avaliados os cursos de Agronomia e Zootecnia do Campus de Bom Jesus, que não receberam nota por serem cursos novos, implantados no segundo semestre de 2006. Biomedicina e Fisioterapia também foram avaliados, mas não tiveram conceitos por serem cursos novos.

O Enade 2007 avaliou 3.248 cursos em 16 áreas de conhecimento. Os avaliados foram agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.

Clique aqui e confira a lista com os indicadores preliminares dos cursos de Graduação da UFPI.