Enfermagem da UFPI multiplica saberes sobre saúde sexual

06/08/2008 17:46

Os alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí desenvolvem um trabalho de conscientização e multiplicação de saberes para a comunidade de Teresina. Como trabalho prático da disciplina Saúde Reprodutiva, coordenada pela Professora Doutora Inez Sampaio Nery, os alunos desenvolvem a oficina ?Saúde Sexual e Reprodutiva? para adolescentes nas escolas públicas de Teresina, com duração de 16 horas, em quatro dias consecutivos.

O trabalho é coordenado pela Professora Doutora Keila Rejane Oliveira Gomes e ainda conta com a participação voluntária da Preceptora Enfermeira Delvianne Oliveira. O principal objetivo deste trabalho é reduzir o risco de gravidez durante a adolescência e ainda o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

?Mas ainda podemos destacar que o nosso objetivo está ligado à formação de Multiplicadores, afinal os próprios participantes estarão aptos a repassar o que aprenderam para outras pessoas, principalmente adolescentes?, afirma Professora Keila Rejane.

A oficina é direcionada a adolescentes na faixa etária entre 14 e 19 anos. Ofertada para um grupo de 12 a 15 adolescentes, a oficina funciona de forma interativa, com a técnica de dinâmica de grupo, o que permite o surgimento de vínculos entre o grupo de Coordenadores/Ministrantes e os adolescentes. Dessa forma o trabalho permite construir o conhecimento a partir dos saberes, valores, crenças e tabus dos participantes. Cada participante tem a oportunidade de contribuir, não sendo um mero expectador.

Com estas oficinas os adolescentes têm a oportunidade de conhecer mais sobre sexualidade e saúde reprodutiva nesta fase da vida, de modo que reflitam sobre os fatores individuais, familiares, sociais e culturais que influenciam na sexualidade, e ainda discutirem sobre as expectativas que cada um tem antes de iniciar a vida sexual, de forma que fiquem alerta sobre a necessidade de maior reflexão antes de qualquer decisão sobre o assunto.

Outro detalhe abordado na oficina é a questão das doenças sexualmente transmissíveis. Os alunos ministrantes da oficina repassam informações sobre os riscos de transmissão e reforçam medidas preventivas. Os adolescentes entram em contato com os métodos contraceptivos e ampliam as informações sobre planejamento familiar e importância de prática sexual segura. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Enfermagem a têm a supervisão direta de uma das docentes ou da preceptora.

"O nosso trabalho está sendo muito proveitoso. Notamos o interesse dos adolescentes em participar, até porque o trabalho é feito de forma lúdica, que prende a atenção dos participantes. Nossos alunos de enfermagem tem feito uma avaliação muito positiva?, destaca Professora Keila Rejane. Ela ainda enfatiza que o enfermeiro é um Educador em Saúde e sabe interferir nas questões da sexualidade.

oficina_enfer.jpg

oficina_enfer1.jpg

Alunos de enfermagem ministram oficina para adolescentes

oficina_enfer2.jpg