Odontologia é reformado com tecnologia pioneira

31/07/2008 17:26

Para dar continuidade e sustentabilidade ao seu projeto de expansão, a Universidade Federal do Piauí investe cada vez mais em infra-estrutura. Agora é a vez dos alunos e professores do Departamento de Odontologia receberem mais uma obra, que visa contribuir não só na formação de seus alunos como também no desenvolvimento de pesquisas dentro do Departamento.

A obra, que conta com o recurso de cerca de R$ 1,1 milhão, garante a reforma de dois blocos que deverão abrigar três clinicas odontológicas, dois laboratório de prótese fixa e removível e um laboratório de radiologia, além da construção de um novo bloco, onde funcionará o setor de esterilização e da projeção de uma praça entre os engates, que será um centro convivência.

O grande diferencial do projeto é cobertura. A tecnologia pioneira no Piauí, consiste na utilização de telha termo-acústica, tipo sanduíche, com miolo de poliuretano (o popular isopor), que proporciona isolamento térmico e acústico contribuindo para diminuição da temperatura dentro desses ambientes.

O setor terá ainda toda a sua parte administrativa reformada e adaptada segundo as necessidades de alunos, professores e funcionários. Exemplo disso é a projeção de quatro escritórios individuais para que os professores possam realizar atendimentos e suas pesquisas.

Nestes tempos em que a idéia de sustentabilidade está alta, principalmente no setor da construção civil, o material se destaca pela sua leveza e rápida montagem.  A escolha dele levou em consideração as características climáticas da nossa cidade e as ?Normas para Projetos Físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde? preconizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A tecnologia já havia sido usada nas instalações do Departamento de Farmácia e de acordo com a Diretoria de projetos e Obras da UFPI será utilizada em todas as outras obras em licitação da Universidade, incluído a de conclusão do Hospital Universitário (HU).