Inscrições do PSIU começam dia 30 de julho

15/07/2008 15:24

A Universidade Federal do Piauí abre no próximo dia 30 (quarta-feira) as inscrições para o Programa Seriado de Ingresso à Universidade, PSIU. O concurso deste ano trará muitas novidades para os vestibulandos. Serão dez novos cursos, seiscentas vagas ampliadas e o aumento de 5% para 20% das vagas destinadas para os alunos de escola pública.

Pioneira no sistema de cotas, a UFPI implantou o seu projeto ainda em 2006 com o objetivo de promover o ingresso de alunos carentes no ensino superior. "O bom desempenho desses alunos dentro da Universidade mostra que estamos no caminho certo e o resultado é que a UFPI aprovou para este ano um amento de 859 vagas para este programa. Com isso, os alunos carentes podem concorrer a 1106 vagas pelo sistema de cotas", explica Newton Freitas, Pró-Reitor de Ensino de Ensino de Graduação.

Além da ampliação das cotas, a UFPI vai ampliar de 4930 para 5530 o número de vagas ofertadas. O aumento faz parte do objetivo de chegar gradativamente a 22 mil vagas até 2011. A meta faz parte do compromisso de expansão do ensino superior assumido pela Universidade ao aderir ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, Reuni.

De olho nas possibilidades da expansão, a Universidade Federal do Piauí começou a implantar novos cursos que atendam as necessidades do mercado piauiense. No ano passado foi aberta a primeira turma de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, o primeiro de um estado que é mundialmente reconhecido pela importância de seus sítios arqueológicos. Para este ano, a UFPI trará mais dez cursos que considera vital para a economia e sociedade piauiense. Desses, seis serão ofertados para o campus de Teresina. São eles: Estatística, Ciências da Natureza, Moda (Design e Estilismo), as Engenharias (Mecânica, Elétrica e de Produção).

Administração, Enfermagem, Ciências Biológicas e Pedagogia. Esses são os quatro primeiros cursos ofertados pelo do novo Campus de Floriano, "Amilcar Ferreira Sobral". "O objetivo da UFPI é suprir as necessidades de uma das mais importantes cidades do Estado. Durante vários anos a UFPI manteve um campus na cidade sem ofertar nenhum curso de nível superior. Agora estamos corrigindo essa falha, com respeito às potencialidades da região e sempre visando à qualidade do ensino", destaca Freitas.

Toda essa expansão pela qual está passando Universidade Federal do Piauí é cuidadosamente planejada e acompanhada de várias obras e medidas que visam dar sustentabilidade a esse projeto. Dentre essas podemos destacar a construção de duas novas unidades do Restaurante Universitário, a ampliação dos campi do interior, investimentos em livros e a reforma e/ou ampliação dos centros do campus de Teresina.

PSIU 2008

As datas de inscrições do Programa Seriado de Ingresso à Universidade vão variar de acordo com etapa para qual o aluno prestará o concurso. Para quem vai fizer a primeira etapa do Psiu, bem como o Psiu Geral, as inscrições podem ser feitas via internet ou diretamente na UFPI. Para os demais concorrentes, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet.

A inscrição custará R$ 40,00 para primeira e segunda etapa (alunos de escola pública ou privada), R$ 50,00 para terceira etapa e R$ 90,00 para o PSIU Geral, ambas para alunos de escola particular. Já para os alunos de escola pública, as taxas serão de R$ 25,00 e 45,00 respectivamente.

Mais informações: 3215-5656 (COPEVE).

Coordenadoria de Comunicação Social