Iniciada a 1ª Conferência Internacional de Metodologia Q

26/06/2008 10:10

A Universidade Federal do Piauí investe para firmar seu nome entre as Instituições Federais de Ensino Superior dedicadas à pesquisa científica. Com este objetivo, promove a 1ª Conferência Internacional de Metodologia Q, entre os dias 25 a 27 de junho, no auditório ?Professora Salomé Cabral?, do Centro de Ciências da Educação.

O evento dedica-se a tratar questões conceituais sobre a Metodologia Q. Essa metodologia, criada pelo físico e psicólogo inglês William Stephenson, tem por base o estudo sistemático da subjetividade e integra técnicas quantitativas e qualitativas para a análise de dados.

Para abrir a Conferência, houve reunião do Conselho Universitário da UFPI com a motivação de conceder o título honoris causa ao professor norte-americano Albert Talbott, estudioso da Metodologia Q e representado por Michael Stricklin. ?Albert Talbott foi meu orientador. O orientar é como um pai. Através dele podemos crescer?, afirmou professor Michael em seu discurso de agradecimento.

A Metodologia Q, após as contribuições de Talbott, passou a ser utilizada na realização de pesquisas no campo das ciências sociais, entretanto, é um método pouco difundido pelo mundo. ?Apenas 24 países desenvolvem pesquisas com esta metodologia. Entretanto, todos os pesquisadores ficaram felizes e mandaram parabéns ao homenageado por esse título recebido no Piauí?, garante Michael Stricklin.

Para o Reitor da UFPI, Luis Júnior, este evento contribui para que o mundo conheça nossa Universidade. ?Esta Conferência prova que a UFPI está se abrindo para o mundo científico. Hoje, o evento acontece no CCE. Em breve, esperamos expandir para os outros centros da Universidade, além de incentivar outras áreas a mostrar e discutir suas metodologias de pesquisas?, defende.

Na programação do evento constam palestras e rodas de discussão da Metodologia Q. A 1ª Conferência Internacional de Metodologia Q conta ainda com a presença da professora Dra. Virginia Gravina, da Universidad de La Republica (Uruguai) e do professor Dr. H. Will Norton Jr., da Universidade de Nebraska (EUA).

Coordenadora de Comunicação Social