UFPI compra gerador de energia para o RU

17/06/2008 11:04

Uma gestão eficiente, e de qualidade, passa também pelo uso consciente e racional de recursos financeiros. Foi pensando nisso que a Universidade Federal do Piauí investiu quase R$ 60 mil reais na aquisição de geradores de energia: um deles para manter em funcionamento regular a câmara fria para conservação de alimentos do Restaurante Universitário (R.U.).

?Tínhamos muitos prejuízos com as quedas de energia constante?, afirma a nutricionista e coordenadora do R.U. Jaudimar Vieira Moura. Oscilações na rede elétrica de Teresina são constantes e em alguns momentos se tinha a perda do estoque de carne devido a falta de energia para o condicionamento ideal desses gêneros alimentícios.

A compra se justifica devido à necessidade de estocar uma grande quantidade de carne adquirida para o almoço e jantar. ?Servimos algo em torno de uma tonelada de carne por dia e nosso sistema de estoque tem a capacidade de armazenar pelo menos o necessário para a produção do dia seguinte. Com as quedas de energias nossos prejuízos eram grandes pois perdíamos tudo?, defende Jaudimar.

A direção do R.U., garante ainda que, chegou ao ponto de alugar câmaras frigoríficas externas adequadas para não perder o investimento com esses itens do cardápio do restaurante. A aquisição do equipamento foi possível devido a esforços da administração, que comprou o gerador de R$ 23.799 mil com recursos próprios.

Outro equipamento similar foi comprado, também através de Licitação por Pregão Eletrônico, e será instalado no Núcleo de Tecnologia Farmacêutica (NTF). A Diretoria de Projetos e Obras da UFPI (DIPRO) informa que as obras para a instalação dos geradores estão em fase de conclusão, com inauguração prevista para breve.

?Através da aquisição desse gerador, os funcionários do Restaurante Universitário poderão ficar seguros com relação à conservação das carnes. Nunca mais precisaremos ficar preocupados quando faltar energia nos finais de semana com medo de que as carnes estragassem?, ressalta Jaudimar Vieira.

Coordenadoria de Comunicação Social