UFPI responde aos incentivos em pesquisa e pós-graduação

07/06/2008 13:25
Conheça abaixo mais sobre os projetos institucionais aprovados nos programas das agências fomentadoras CAPES, CNPq e FINEP.

Pró-Equipamentos/CAPES

No início deste ano quatro programas de pós-graduação ? Química, Políticas Públicas, Ciência Animal e Farmacologia ? receberam incentivos financeiros da CAPES, por meio da aprovação de propostas apresentadas no Edital Pró-Equipamentos. O incentivo aos programas de pós-graduação, que estão sob a coordenação dos respectivos pesquisadores ? Graziella Ciaramela Moita, Simone de Jesus Guimarães, Rômulo José Vieira e Rozeverter Moreno Fernandes, possibilitará a ampliação e a melhoria da infra-estrutura para o desenvolvimento de projetos vinculados às suas linhas de pesquisa.

DINTER/CAPES

Com o objetivo de qualificar recursos humanos na Universidade Federal do Piauí foram aprovados mais dois doutorados interinstitucionais (DINTER) com financiamento através do Edital Novas Fronteiras. São eles: Educação (em parceria com a UFRN) e Estudos Lingüísticos (em parceria com a UFMG), sob a coordenação dos professores ? Maria da Glória Carvalho Moura e Francisco Alves Filho, respectivamente. Com isso a UFPI conta atualmente com cinco doutorados interinstitucionais em execução.

PRODOC/CAPES

Dentro de outra linha de ação da CAPES, por meio do Programa PRODOC, a UFPI aprovou mais três projetos junto aos Programas de Física, Farmacologia e Ciência Animal, áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento científico tecnológico, os quais têm a coordenação dos respectivos professores: Dr. José Pimentel de Lima, Dra. Fernanda Regina de Castro Almeida e Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho. Assim, a UFPI conta atualmente com a participação de cinco recém-doutores, provenientes de instituições renomadas de pesquisa, engajados no programa PRODOC.

PNPD/CAPES/CNPq

Atender jovens doutores. Esse foi objetivo da CAPES ao lançar recentemente o edital Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), com vistas à concessão de bolsas de pós-doutorado, dando a esses doutores a oportunidade de atuar reforçando a pós-graduação e os grupos de pesquisa nacionais de universidades e instituições de pesquisa.

Nesse edital, os projetos coordenados pelos professores doutores José Pimentel de Lima, do Programa de Mestrado em Física, e José Machado Moita Neto, do Mestrado em Química, tiveram aprovados bolsas para a realização de pós-doutorado nesta instituição.

Essa conquista contribuirá com a formação de recursos humanos, para melhoria dos respectivos cursos de Mestrado, e da possibilidade de agregar pesquisadores para fortalecer linhas de pesquisas estratégicas nessas áreas.

PROCAD/CAPES

A UFPI foi novamente exitosa na aprovação de cinco projetos apresentados ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), que visa a formação de recursos humanos, criando condições para promover o equilíbrio, a expansão e a qualificação do sistema de pós-graduação.

Sob a coordenação dos professores Dr. Saulo Cunha de Serpa Brandão, José Pimentel de Lima, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina e Maria Christina Sanches Muratori a UFPI foi contemplada com recursos para os respectivos programas de pós-graduação: Letras (1), Física (2),  Educação (1) e Ciência Animal (1). Somado a mais um PROCAD obtido no Edital Novas Fronteiras - programa Ciência Animal coordenado pelo prof. Francisco Assis Lima Costa,  totaliza a aprovação de seis Projetos.

Na mesma linha do PROCAD, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFPI, aprovou, junto a CAPES/SPU, o Projeto de Rede de Cooperação Científica e Formação de Recursos Humanos em Microbiologia e Sanidade Animal, dentro do Programa Centros Associados para Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina.

PRÓ-ENGENHARIAS/CAPES

Dentro do Programa PRÓ-ENGENHARIAS, da CAPES, a UFPI aprovou um projeto em parceria com a UNICAMP, através do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, sob a coordenação do Prof. Dr. Max César de Araújo. Este projeto tem como objetivo fortalecer o Programa de Pós-graduação em Agronomia, com ênfase na linha de Engenharia Agrícola e Solos, na área de Bio-combustível, desenvolvendo soluções tecnológicas para mecanização e processamento de biomassa.

PRÓ-INFRA/FINEP

Ainda nesse semestre a UFPI aprovou uma proposta na chamada pública da FINEP/ PRÓ-INFRA, que com os recursos desse edital, implantará o Centro Integrado de Biologia Celular ? CINTEG-BIOC, que visa dar sustentabilidade às pesquisas nessa área, com caráter multi-usuário, envolvendo pesquisadores, além da Saúde, das Ciências Básicas e Ciência Animal. O projeto foi elaborado pelas professoras doutoras Semíramis Jamil Hadad do Monte, Nadir do Nascimento Nogueira  e Jaíra Maria Alcobaça, sob a coordenação da professora Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho.

Coordenadoria de Comunicação Social