UFPI responde aos incentivos em pesquisa e pós-graduação

07/06/2008 13:22
O primeiro semestre de 2008 na Universidade Federal do Piauí está sendo marcado por grandes avanços e melhorias na infra-estrutura para pesquisa e pós-graduação. Durante esse período a UFPI deu uma resposta positiva ao forte incentivo feito pela atual administração.

Neste curto espaço de tempo, diversos projetos institucionais foram aprovados em programas das agências de fomento à pesquisa no país, particularmente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Foram aprovados quatro projetos no Programa de Financiamento de Equipamentos de Pequeno e Médio Portes para Laboratórios de Programas de Pós-Graduação (Pró-Equipamentos), dois Doutorados Interinstitucionais (DINTER), dois projetos no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), três no Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC), seis no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), um no Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Engenharias (PRÓ-ENGENHARIAS), e um no Programa de Apoio a Projetos Institucionais de Implantação de Infraestrutura de Pesquisa (PRÓ-INFRA/FINEP).

Além disso, não se pode esquecer a aprovação de inúmeros projetos individuais dos professores pesquisadores da instituição e destacar o recente Mestrado em Física, que em três meses de funcionamento conseguiu a aprovação de quatro projetos em editais na CAPES.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Doutora Maria Acelina Martins de Carvalho, explica o porquê dos resultados apresentados. ?É fruto do reconhecimento das competências de nossos pesquisadores pelas agências, somado ao grande incentivo da atual administração superior. Isso mantém firme o propósito do Reitor da UFPI, prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, no apoio aos investimentos em pesquisas arrojadas e ampliação da pós-graduação com a qualidade já reconhecida em âmbito nacional?, afirma.

A UFPI, por meio de sua administração superior, parabeniza a todos os docentes envolvidos nas propostas aprovadas, e registra que essa vitória é compartilhada com alegria por todos aqueles que acreditam no maior patrimônio que ela dispõe ? seus recursos humanos. Hoje, a Universidade Federal do Piauí é reconhecida como uma instituição de geração de conhecimento e de tecnologias capazes de provocar importantes transformações econômicas e sociais no Brasil.

Clique aqui e conheça mais sobre os projetos institucionais aprovados nos programas das agências fomentadoras CAPES, CNPq e FINEP.

Coordenadoria de Comunicação Social