Brasil Brasil Acesso

Notícias

UFPI aprova projetos de pesquisa e pós-graduação

10/06/2008 18:14

O início deste ano na Universidade Federal do Piauí foi marcado por grandes vitórias no que tange à melhoria da infra-estrutura para pesquisa e pós-graduação. Desde março do ano em curso, 4 (quatro) programas de pós-graduação ? Química, Políticas Públicas, Ciência Animal e Farmacologia receberam incentivos financeiros da CAPES, por meio da aprovação de propostas apresentadas no Edital Pró-Equipamentos, sob a coordenação dos respectivos pesquisadores ? Graziella Ciaramela Moita, Simone de Jesus Guimarães, Rômulo José Vieira e Rozeverter Moreno Fernandes, permitido a ampliação e melhoramento da infra-estrutura para o desenvolvimento de projetos vinculados às suas linhas de pesquisa.

    
Com o objetivo de qualificar recursos humanos nesta IFES foram aprovados mais 2 (dois) doutorados interinstitucionais (DINTER), Educação em parceria com a UFRN e Letras com a UFMG, sob a coordenação dos professores ? Maria da Gloria Carvalho Moura e Francisco Alves Filho, respectivamente, totalizando 5 (cinco) em execução atualmente na UFPI. Dentro de outra linha de ação da CAPES, por meio do Programa PRODOC, a UFPI aprovou mais 3 (três) projetos junto aos Programas de Física, Farmacologia e Ciência Animal, consideradas estratégicas para o desenvolvimento científico tecnológico, os quais têm a coordenação dos respectivos professores: Dr. José Pimentel de Lima, Dra. Fernanda Regina de Castro Almeida e Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho. Assim, conta atualmente com a participação de 5 (cinco) recém - doutores, provenientes de instituições renomadas de pesquisa, engajado no programa PRODOC.


Com o objetivo de atender jovens doutores, a CAPES lançou recentemente o edital - Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), com vistas à concessão de bolsas de pós-doutorado, a fim de que esses jovens doutores possam atuar reforçando a pós-graduação e aos grupos de pesquisa nacionais de universidades e instituições de pesquisa. Nesse edital, os projetos coordenados pelos professores doutores José Pimentel de Lima, do Programa de Mestrado em Física, e José Machado Moita Neto, do mestrado em Química tiveram aprovadas duas bolsas para a realização de pós-doutorado nesta IFES.  Essa conquista contribuirá, além da complementação para formação de recursos humanos, do acréscimo de competências para melhoria dos respectivos cursos de mestrado, e da possibilidade de agregar pesquisadores para fortalecer linhas de pesquisas estratégicas nessas áreas.


Nessa mesma linha pró-ativa da CAPES, a UFPI novamente foi exitosa na aprovação de 5 (cinco) dos projetos apresentados ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD, que visa a formação de recursos humanos, criando condições para promover o equilíbrio, a expansão e a qualificação do sistema de pós-graduação. Nesse edital, sob a coordenação dos professores Dr. Saulo Cunha de Serpa Brandão, José Pimentel de Lima, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina e Maria Christina Sanches Muratori a UFPI foi contemplada com recursos para os respectivos programas de pós-graduação: Letras (1), Física (2),  Educação (1) e Ciência Animal (1) em parceria com as seguintes instituições de excelência em pesquisa do país - UFSC, UEL, USP, UFPE, UFRN, UNB e UFRRJ, que somado a mais um PROCAD obtido no Edital Novas Fronteiras - programa Ciência Animal coordenado pelo prof. Francisco Assis Lima Costa,  totaliza a provação de 6 (seis) Projetos.


Na perspectiva de aumentar o potencial científico tecnológico e de inovação e do fortalecimento de cooperações internacionais na área de Medicina Veterinária, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFPI, aprovou, junto à CAPES/SPU, o Projeto de Rede de Cooperação Científica e Formação de Recursos Humanos em Microbiologia e Sanidade Animal, área estratégica dentro da cadeia produtiva do estado, que será realizado em parceria, no Brasil, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e com a Argentina, por meio da Universidad Nacional de Rio Cuarto, sob a coordenação, na UFPI, da professora Dra. Maria Christina Sanches Muratori.


Concluindo esse trimestre, conforme temos acompanhando nesses últimos quatro anos, novamente a UFPI aprovou uma proposta na chamada pública da FINEP/ PRÓ-INFRA, que com os recursos desse edital, implantará o Centro Integrado de Biologia Celular ? CINTEG-BIOC, que visa dar sustentabilidade às pesquisas nessa área, com caráter multi-usuário, envolvendo pesquisadores, além da Saúde, das Ciências Básicas e Ciência Animal. O projeto foi elaborado pelas professoras doutoras Semíramis Jamil Hadad do Monte, Nadir do Nascimento Nogueira  e Jaíra Maria Alcobaça, sob a coordenação da professora Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho.


Este é o cenário da UFPI, no primeiro trimestre do ano letivo, quanto aos investimentos que serão aplicados em prol do desenvolvimento de pesquisas, da qualificação de recursos humanos e da melhoria das condições de funcionamento das atividades de pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico tecnológicas nos programas de pós-graduação contemplados, e de área afins.


O resultado extremamente positivo e animador do esforço e reconhecimento das competências dos pesquisadores da UFPI pelas instituições de fomento à pesquisa no país, particularmente da CAPES e FINEP, incentivados e apoiados pela atual administração superior desta IFES, aqui demonstrados, servirá para alimentar e manter o firme propósito dessa administração no apoio irrestrito e incondicional para dar seguimento aos investimentos em pesquisa arrojadas e para a ampliação da pós-graduação com a qualidade já reconhecida em âmbito nacional.  

        
Queremos parabenizar a todos os docentes envolvidos nas propostas aprovadas, e registrar que essa vitória é compartilhada com alegria por todos aqueles que acreditam no maior patrimônio que ela dispõe ? seus recursos humanos, e pela administração superior que adotou como meta prioritária dessa gestão colocar a UFPI como reconhecida instituição de geração de conhecimento e de tecnologias capazes de provocar importantes transformações econômicas e sociais no nosso país.

Fonte: PRPPG/ CoordCom

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.