Projeto da UFPI promove geração de renda no interior

21/05/2008 15:01

A Universidade Federal do Piauí tem como um de seus objetivos contribuir para a formação de uma sociedade mais justa. Através desse princípio, a instituição apóia projetos de extensão das mais diversas áreas. É o caso do projeto ?Aproveitamento do coco babaçu em áreas de reforma agrária? que é realizado em parceria com o Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT), do Ministério da Cultura.

O projeto está sob a coordenação do Professor Marco David Figueredo de Carvalho, lotado no Centro de Ciências Agrárias (CCA), e visa aproveitar por completo o coco babaçu. A pesquisa é desenvolvida na cidade Miguel Alves, a 130 km da capital Teresina, e abrange um total de 450 pessoas.

A proposta é capacitar os produtores rurais da região no trato com o mesocarpo do babaçu. São promovidas oficinas para elaboração de peças artesanais e receitas nutritivas, incentivando a união dos populares em associações e cooperativas de produção.

Como parte do projeto, também são realizadas as descrições do perfil social das comunidades onde o projeto se instala, visando à formação de agentes multiplicadores de saberes e técnicas de produção. Esta atividade envolve alunos de diversas áreas como Agronomia, Ciências Sociais, Biologia, Educação Artística e Serviço Social.

Coordenadoria de Comunicação Social