CMRV lança livro virtual em parceria com a UFMA

10/04/2008 11:08

A diversidade de pesquisas que envolvem o meio-ambiente do Baixo Parnaíba é incentivo para intercâmbios e parcerias de estudo entre as instituições e associações da região. Com o intuito de estimular esta interação entre os centros de pesquisas, surgiu a proposta de reunir trabalhos recentes de pesquisadores do Baixo Parnaíba em um livro virtual.

Assim, foi disponibilizado na Internet no início de abril, o livro Meio ambiente no Baixo Parnaíba: olhos no mundo, pés na região, organizado pelos professores Jeferson Francisco Selbach (Universidade Federal do Maranhão - UFMA) e José Roberto de Souza de Almeida Leite (UFPI).

O livro virtual foi publicado pela Editora da UFMA e se divide em três grandes temas: sócio-ambiental, ecologia e desenvolvimento sustentável. Docentes do CMRV, alunos de pós-graduação e graduação da UFPI participam do trabalho com a publicação de seis capítulos, divulgando resultados de suas pesquisas nas três áreas contempladas no livro.

O livro contou com o apoio do PROBID (Projeto Biodiversidade do Delta) e do PROCEMA (Projeto Cetáceos do Maranhão), projetos de extensão e pesquisa que nasceram de um convênio entre a UFPI/CMRV e o Instituto Ilha do Caju Ecodesenvolvimento e Pesquisa que hoje contam com o patrocínio do Programa Petrobrás Ambiental.

A idéia de compilar os textos em uma publicação virtual estimula o acesso às pesquisas e facilita a troca de experiências entre pesquisadores das Universidades, IBAMA e Associações da região que se dedicam ao estudo do Baixo-Parnaíba. O livro Meio ambiente no Baixo Parnaíba está publicado no endereço http://www.ccaa.ufma.br/~jefersonf/MABP_eletronico/index_MABP.htm com todos os artigos disponíveis para download.

Para marcar o lançamento da publicação, será realizada uma mesa redonda no dia 23 de abril, na cidade de Chapadinha/MA, com a presença de pesquisadores da UFPI e UFMA apresentando seus trabalhos e debatendo sobre o meio ambiente do Baixo Parnaíba.