UFPI avança na produção e pesquisa de biocombustível

27/03/2008 17:47

A Universidade Federal do Piauí, visando à inclusão de seu nome no rol das Instituições de Ensino Superior (IFES) dedicadas à pesquisa de produção de biocombustível, confirma a sua participação no Programa Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Etanol (PNP) e na Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA).

Com esta iniciativa, a UFPI passa a contribuir com a busca de novas formas alternativas aos combustíveis fósseis. Esses projetos fazem parte de uma iniciativa do Governo Federal dedicada à pesquisa e produção de álcool combustível.

Em 2007, a RIDESA completou 16 anos de atuação e parceiras produtivas com IFES no país. Suas atividades se baseiam na tentativa de fomentar o desenvolvimento de pesquisa em 31 estações experimentais estrategicamente localizadas em estados onde a cultura da cana-de-açúcar apresenta maior expressão.

Além dessas estações experimentais, a Rede também desenvolve pesquisa nos campus das sete universidades federais, envolvendo, principalmente, pesquisas conduzidas nos diferentes cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado.

Já o PNP é uma iniciativa do Governo Federal nascida de acordo com o Plano Nacional de Agroenergia 2006 ? 2011. Tem como objetivo mapear transferir conhecimento e tecnologias, em rede público-privada de competência, que contribuam para o uso racional de insumos, produção sustentável de etanol, aproveitamento de co-produtos e produtos derivados do complexo sucroalcooleiro.

Esta é uma tentativa de manter a liderança e a competitividade do agronegócio brasileiro perante o mercado mundial de produção de álcool e biocombustíveis que vem mostrando-se cada vez mais acirrado e competitivo.

Recentemente, a PNP lançou seu plano de metas para o quadriênio 2008 ? 2012. Dentre as principais ações estão:

? Gerar e adaptar conhecimento agronômico e promover a transferência de tecnologia para aumentar em 50% a produtividade agrícola média de cana-de-açúcar;
? Gerar e adaptar conhecimento agronômico e industrial para duplicar a produção de etanol brasileiro e reduzir custo em 50%;
? Desenvolver e lançar pelo menos 10 novas variedade de cana-de-açúcar, com característica de maior produtividade, maior resistência à pragas e doenças e maior teor de açúcar;
? Fortalecer tecnologias para reduzir em 30% o uso de fertilizantes nitrogenado;
? Desenvolver pesquisas para gerar alternativas para a produção de etanol em áreas de agricultores familiares viabilizando sistemas diversos e integrados de produção por meio de implantação de sistemas de microdestilarias.

Coordenadoria de Comunicação Social