Consun garante voto paritário na UFPI

17/03/2008 16:34

Em reunião do Conselho Universitário ? CONSUN -  ocorrida hoje (12), foi mantida a paridade como regra para a  consulta à comunidade que escolherá o Reitor e Vice-Reitor, em votação que ocorrerá em maio deste ano. A paridade foi uma conquista da comunidade acadêmica na última eleição disputada em 2004 e consolida a democracia no processo eleitoral na UFPI.

Na reunião do CONSUN desta quarta feira, 28 conselheiros acompanharam o relator Prof. Edilberto Duarte e acataram seu parecer a favor do voto paritário. Outros 5 (cinco) conselheiros votaram contra o relator da matéria. Caso o parecer do relator fosse derrotado as eleições para Reitor e Vice Reitor seria realizada conforme a proporção de 70% para o segmento docente e 30% para os segmentos servidores e estudantes.

Na mesma reunião foi aprovada a inclusão dos alunos da modalidade Educação a Distância como aptos a votarem. O conselho universitário entendeu que estes alunos são regulares e têm os mesmo direitos e deveres que os alunos presenciais da graduação na UFPI.