PENSE, uma história de sucesso!

04/03/2008 10:03

De todo o sistema educacional, o acesso a Universidade Pública através do vestibular talvez seja a passagem mais difícil, pois o vestibular coloca em condições igualitárias de ?candidatos? indivíduos oriundos de grupos sociais distintos e que obtiveram, em sua trajetória social, oportunidades diversas e distintas. Para mudar esse quadro, por iniciativa de um grupo de estudantes da UFPI, apoiado pelo Centro de Ciências da Natureza, nasceu o PENSE ? Projeto de Ensino de Saúde e Exatas.

O principal objetivo do PENSE é oferecer à sociedade um projeto de inclusão social e proporcionar aos alunos egressos da rede pública um aumento das chances de acesso às universidades públicas, através do conhecimento e em condições de igualdade com qualquer candidato ao vestibular independente da origem. Aliás, o PENSE, além de ajudar na entrada dos estudantes nas universidades, se preocupa com a qualidade. Prova disso é o anseio da coordenação em conseguir que os alunos do PENSE pudessem usufruir do Restaurante Universitário, assim como todos os discentes da UFPI o fazem. Isto, pela quantia já estabelecida pela instituição (R$ 0,80), os alunos almoçam no RU enquanto esperam pelas aulas da tarde, uma vez que o horário do PENSE vai de 8 às 11 da manhã e, depois de 12 às 15 da tarde. Outro aporte qualificatório ao projeto reside na tentativa de inclusão digital.

O PENSE no próximo ano pretende incentivar os alunos a desvendar os ?mistérios? do computador, mesmo isto não sendo matéria exigida pelo vestibular da UFPI.
Foram muitas as dificuldades enfrentadas durante o primeiro ano do PENSE, entretanto quanto maior a dificuldade, maior é o mérito em superá-la. E com os excelentes resultados obtidos nos vestibulares, em especial na UFPI, nós, do PENSE, confirmamos o êxito das nossas aspirações.

É com muita satisfação e alegria que apresentamos os resultados do Projeto, que, em apenas um ano de existência, já se consolida como grande aprovador em vestibulares. Foram ao todo 61 vagas em universidades públicas ? 38 na UFPI, 19 na UESPI e 04 no CEFET ? alcançadas pelos nossos alunos. O PENSE iniciou-se com 90 alunos e, em meados de Setembro, quando foram feitas as primeiras estatísticas de evasão, constatou-se que freqüentavam o projeto exatamente 76 alunos, número que se reduziu a 65 estudantes nas proximidades dos exames. Destes, 46 tiveram acesso ao ensino superior.

Vale lembrar, no entanto, que este número ? 90 alunos ? faz referência somente aos alunos do equivalente à 3ª série do ensino médio do ensino regular, portanto aptos a conseguir vagas em universidades no fim do ano. O PENSE, na verdade, conta ainda com mais de 100 alunos, distribuídos entre 1ª e 2ª séries do ensino médio. Isto é, inclusive, um diferencial do PENSE. Enquanto muitos pré-vestibulares populares pensam somente na série final, o PENSE se preocupa também com a base formadora, seguindo uma ideologia já bem estabelecida nas grandes universidades públicas: O vestibular seriado. Dessa forma, nossa meta é, no final do primeiro triênio em 2009, aprovar em torno de 85% dos nossos alunos e a evasão tender a zero, pois estaremos dando assistência desde o primeiro ano do ensino médio ao terceiro.

Os estudantes atendidos pelo projeto passaram para os mais diversos cursos, tais como enfermagem, farmácia, nutrição, engenharia civil, computação, matemática, química, biologia, física, pedagogia, geografia, letras, história, educação física, psicologia, entre outros. Muitos em colocações excelentes, como é o caso do aluno ?Jesuíno da Costa Martins?, que estudou no PENSE e no Liceu piauiense, e foi 1º colocado dos cursos que prestou na UFPI e UESPI (Ciências Biológicas e Educação Física, respectivamente).

Dos resultados obtidos, vale lembrar que muito dos estudantes que compõem o PENSE deixaram de fazer provas no CEFET e na UESPI, devido às condições financeiras (o que dá aporte maior ao PENSE no sentido de inclusão social). Os resultados conseguidos na UFPI foram claramente melhores devido ao fato da isenção da taxa do PSIU conseguida junto à UFPI por iniciativa da CPPEX. Desta forma, todos os alunos do projeto prestaram o processo classificatório da UFPI, o que, infelizmente, não pôde ocorrer nas instituições públicas restantes do estado. Entretanto, os que fizeram o vestibular da Universidade Estadual do Piauí e do Centro Federal de Ensino Tecnológico do Piauí também mantiveram os resultados em alta.

Cada dia que passa o PENSE se consolida e busca ocupar um espaço valioso na sociedade. O trabalho encontra-se em andamento e os erros e acertos sempre estimulam a um aprendizado maior. De modo efetivo, há uma ânsia de fortalecer as áreas de Ciências da Natureza, bem como oferecer adequada estrutura didática para favorecer melhores resultados acadêmicos, que já ficaram comprovados mesmo com a juventude do projeto de extensão.

Todos sabem das dificuldades que são passadas no dia-a-dia, principalmente no que diz respeito a questões de ordem financeira para a manutenção do PENSE. Mas os resultados estão sendo colhidos. Em breve, sem dúvidas, o PENSE terá espaço constituído entre os pré-vestibulares populares do Piauí e, certamente, o fará por merecer.
Confira nos links abaixo, a lista de todos os alunos PENSE aprovados nos vestibulares da UFPI, UESPI e CEFET.

Aprovados UESPI

Aprovados UFPI