Madrigal da UFPI abre inscrições para novos cantores

20/02/2008 15:57

O Madrigal da UFPI está com as inscrições abertas para novos cantores até a próxima sexta-feira, dia 22 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Educação Artística, localizado no Centro de Ciências da Educação, das 15:00 h às 17:00 h. Os interessados em participar do Madrigal já devem ter experiência na área do canto coral, além de conhecimentos de teoria musical. Segundo o professor Vladimir Silva, regente do grupo, esse ano a seleção será mais rigorosa, visto que o repertório será mais elaborado, apresentando grandes exigências técnicas e artísticas, razão pela qual a experiência e o conhecimento são pré-requisitos indispensáveis para o sucesso do trabalho.

Os testes serão realizados entre os dias 25 e 29 de fevereiro. No dia 25, das 18:30 h às 20:30 h, será realizado um teste de teoria musical, no qual serão abordados os seguintes contéudos: notas e pauta; claves (sol e fá); figuras de som e de silêncio; ponto de aumento; ponto de diminuição; fermata; ligadura; fórmula de compasso (unidade de tempo e unidade de compasso); compasso simples e composto; semitom, tom e alterações (sustenido, bemol, bequadro, dobrado sustenido, dobrado bemol); intervalos justos, maiores, menores, aumentados e diminutos; inversão de intervalos; enarmonia; armadura de clave (sustenidos e bemóis); escala maior; escala menor natural (relativa); e sinais de repetição e dinâmica.

As questões do teste teórico serão objetivas, de múltipla escolha ou associação de colunas, e subjetivas, com caráter dissertativo, nas quais os candidatos serão solicitados a definir, de forma clara e resumida, alguns termos musicais. Também serão apresentados exemplos musicais para identificação de escalas, intervalos, sinais de repetição e abreviação, unidade de tempo e de compasso, dentre outros elementos.

No que diz respeito à parte prática, serão realizados vocalizes, para avaliação da extensão, tessitura e potencial vocal dos candidatos, assim como exercícios de solfejo, nos tons de dó, sol e fá maior e/ou seus relativos. Os cantores também deverão ler exercícios rítmicos à primeira vista, em compasso simples e/ou composto. Os testes vocais serão realizados na sala 448 do CCE, nos seguintes dias: Mulheres, 26 e 27/02, das 14:00 h às 16:00 h; Homens, 28 e 29/02, das 14:00 h às 16:00 h. O resultado será divulgado no dia 3 de março, quando o grupo incia a temporada de ensaios.

Maiores informações através dos telefones 3215-5816 ou 3215-5815.

Fonte: DEA