UFPI recebe OAB e presta conta sobre uso de cartões

15/02/2008 15:35

Chefes de Departamentos, diretores de Centros de Ensino como Prof. Dr João Batista Lopes do CCA, Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho do CCE, professores, técnicos administrativos e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil ? Regional Piauí - estiveram presentes em reunião convocada pelo Reitor da UFPI com a intenção de esclarecer definitivamente o uso dos cartões corporativos da Universidade. Dentre os presentes estavam o atual Presidente da OAB/PI, Norberto Campelo, e um membro da direção da instituição, Nelson Nunes, que ouviram atentos à prestação de contas da Reitoria aos membros da Universidade.

A reunião se fez pertinente devido à necessidade de tornar mais transparente as acusações que recaem sobre a Universidade, e sua Administração, sobre o uso indevido do cartão. ?Gostaria de deixar bem claro que a UFPI apenas sacou esse dinheiro porque essa possibilidade nos foi apresentada, através do Governo Federal, como forma de agilizar a administração pública. Deixo bem claro que não fizemos nenhuma ação ilegal, e a prova disso reside nos processos administrativos que hoje apresento aos presentes. É através deles que os funcionários autorizados requerem e comprovam o uso do dinheiro público através dos cartões corporativos?, defende o Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior.

Um fato que veio à tona, na intenção de sanar dúvidas ainda existentes, foi a de que a UFPI apenas apareceu na lista de uso dos cartões, como meio de suprir necessidades cotidianas e imprevisíveis, por ter mudado de modalidade de uso dos suprimentos de fundos. ?Antigamente, usávamos uma conta no Banco do Brasil. Em 2007, deixamos de usar essa conta para seguir uma indicação do Governo Federal que indicava o uso dos cartões coorporativos. Outras Universidades Federais não apareceram na lista de uso dos cartões simplesmente pelo fato de não terem optado pelo uso dos mesmos?, garante o gestor máximo da UFPI.

Na oportunidade, foram postos à disposição - não só dos membros da OAB, como de funcionários e da sociedade ? os processos administrativos pertinentes à solicitação e prestação de contas do uso de recursos Federais para suprimento de fundos emergenciais. Estes mesmos documentos estão à disposição para auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), responsável pela palavra final que qualificará o uso desses fundos como correto ou não.

Para o Presidente da OAB/PI, Norberto Campelo, é uma pena a grande confusão e inverdades que a imprensa brasileira, e piauiense, está realizando sobre o assunto. ?Infelizmente, podemos perceber que a mídia está fazendo o uso de informações equivocadas, e mal apuradas, para tratar deste assunto. Em minha opinião, a UFPI criou um mecanismo administrativo totalmente correto e que diminui a tentativa de fraude. A instituição está de parabéns por isso?, pondera.

Na reunião foi destacado ainda que a imagem da Universidade Federal do Piauí não pode ser manchada, ou prejudicada, devido a qualquer disputa de ordem pessoal ou política. Devem-se respeitar os 37 anos de uma história de glória e honestidade que vem culminando com a expansão da UFPI pelo o interior do Piauí, na intenção única de democratizar o saber.

Por fim, defende-se que a existência dos cartões corporativos é uma realidade irrevogável, visto que simplifica a administração pública tão criticada por ser burocrática. E mais uma vez deixa-se claro à sociedade, como um todo, que a Universidade Federal do Piauí preza pelo uso correto do dinheiro público e caso haja alguma irregularidade em seu uso, não se medirá esforços para punir os responsáveis.

reu1.jpg

Reitor e documentos que esclarecem o uso de cartões corporativos

reu2.jpg

Reitor e Presidente da OAB/PI em reunião

reu3.jpg

Reitor e representantes do DCE

Confira lista do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) que mostra o montante dos gastos com cartões corporativos perante as despesas gerais da UFPI.

Por Lívio Galeno