Servidores da UFPI são ressarcidos do auxílio-saúde

11/02/2008 21:38

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão sendo ressarcidos do auxílio-saúde dos meses de novembro e dezembro de 2007. O ressarcimento, que é destinado a servidores ativos e inativos, já está no contracheque do mês de fevereiro de 2008.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio da Secretaria de Recursos Humanos, autorizou, excepcionalmente, o ressarcimento enquanto não é feito um convênio ou contrato com uma operadora de plano de assistência à saúde ou que a universidade preste o serviço de auxílio saúde diretamente.

Segundo o chefe da Diretoria de Recursos Humanos da UFPI, prof. Antonio Pádua, o ressarcimento é de 42 reais por servidor e cada dependente legal. Para receber, ativos e inativos devem comprovar junto à DRH o pagamento de seus planos de saúde pelo sindicato dos trabalhadores da UFPI (SINTUFPI) ou de forma particular.

Plano de assistência à saúde

O plano de saúde para servidores técnico-administrativos foi uma reivindicação feita pelo sindicato da classe junto ao Governo Federal durante a última greve. A portaria normativa nº1, de 27.12.2007, do MPOG, estabeleceu orientações sobre a assistência à saúde do servidor ativo, inativo, seus dependentes e pensionistas.

A primeira fase para a implantação do plano de saúde foi o envio de dados dos servidores, para cálculos atuariais, à operadora de assistência à saúde. A proposta feita pela operadora, de acordo com os dados enviados, já foi recebida e está sendo analisada pela DRH, que está compatibilizando-a com as alterações da portaria do MPOG.

Antonio Pádua explica que o próximo passo é ouvir os servidores, que deverão se manifestar sobre a assinatura do convênio. A administração superior da UFPI prevê que até março tudo esteja resolvido e os técnico-administrativos tenham seu plano de saúde devidamente estabelecido. O diretor de recursos humanos complementa dizendo que, ?enquanto o convênio não for assinado, os servidores continuarão a receber o auxílio indenizatório?, conclui.

por Ricardo Oliveira