Governo libera recursos para a UFPI

11/01/2008 09:30

O Ministério da Educação (MEC) repassou R$ 4,68 milhões à UFPI no dia 28 de dezembro para dar continuidade ao seu programa de expansão em Teresina e no interior, com prioridade para Floriano. Os novos cursos, como Arqueologia na capital, e Enfermagem, Administração, Biologia e Pedagogia, em Floriano, ainda deverão receber em 2008 pouco mais de R$ 3 milhões

A UFPI teve seu plano de reestruturação aprovado pelo MEC em 2007 e receberá nos próximos recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). São 42 instituições beneficiadas. Foram liberados ao todo R$ 250 milhões.

Mesmo com o risco de cortes no orçamento da educação, devido à extinção da CPMF, o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, manifesta-se otimista quanto ao cumprimento da meta estabelecida, que é promover a divisão de territorialidade da universidade, fazendo-a chegar com qualidade aos extremos do Piauí.

Depois de Picos, Parnaíba e Bom Jesus chegou a vez de Floriano receber mais recursos do Reuni. ?A expansão da UFPI no interior é necessária e eu contínuo apostando que a educação será priorizada pelo Governo Federal. Sou um otimista. Além de tudo, nós temos credibilidade no MEC?, afirma Luiz Júnior.

O principal objetivo do reitor é ?dar um salto? no número de vagas oferecidas aos jovens e adultos que pretendem ingressar em algum curso da UFPI. Segundo Luiz Júnior, até 2011 a universidade poderá alcançar a marca de 26 mil alunos, mais do dobro registrado anualmente. Daí a importância de fazer a instituição atuar nos ?extremos? do Piauí.

Assim como a abertura de novos cursos e aumento da oferta de vagas, o projeto de expansão da UFPI aprovado pelo MEC inclui a construção e melhoria da estrutura física, aquisição de equipamentos para salas de aula, laboratórios, bibliotecas e mobiliário. Ainda serão contratados novos professores e técnicos para dar conta da expansão.

FONTE: Portal Acessepiaui