UFPI assina carta de intenções com Universidade de Padova

20/12/2007 16:50

A Universidade Federal do Piauí e a Universidade de Padova (Università Degli Studi Di Padova), sediada na Itália, assinaram na noite desta terça-feira (18), no Salão Nobre da Reitoria da UFPI, uma carta de intenções que visa o intercâmbio cultural e tecnológico e a colaboração nas diversas áreas do conhecimento.

A assinatura da carta foi feita pelo Reitor da UFPI, prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior e pelo Delegado do Reitor para cooperação inter-universitária com a América Latina da Universidade de Padova, Prof. Dr. Giorgio Franceschetti, tendo como testemunhas o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes e o representante da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI), Pe. Humberto Pietrogrande.

O documento prevê que as universidades se empenhem na troca de informações periódicas, nas áreas da pesquisa e didática, através de seminários e encontros para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e projetos de cooperação. Segundo o prof. Franceschetti ?é de fundamental importância que essa proposta dê certo e que a UFPI continue a investir nas relações internacionais?.

Para o prefeito Silvio Mendes a UFPI vem crescendo devido à atuação da Administração Superior que está tendo a sensibilidade de olhar para a comunidade e agradeceu à universidade por ser um agente de movimentações sociais. ?Nada mudará se as pessoas não tiverem acesso à educação e este é momento de parabenizar à UFPI pelo despertar na comunidade?, disse Mendes.

Em seguida, o Reitor Luiz Júnior mostrou aos convidados uma apresentação com os números do crescimento da UFPI nos anos de 2004 a 2007 e uma projeção para 2008. O Reitor fez questão de lembrar as parcerias que a universidade tem visando promover a pesquisa, o ensino e a extensão. ?Nos últimos três anos a universidade aumentou consideravelmente sua produção científica e essa parceria com a Universidade de Padova ampliará os resultados, a partir da interação com a comunidade?, concluiu.

O documento prevê que as universidades troquem informações nas áreas da pesquisa e didática

Prof. Giorgio Franceschetti e Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior

Por Ricardo Oliveira