UFPI se junta à Ceid no incentivo à acessibilidade

13/12/2007 21:50

A campanha estadual de integração dos portadores de deficiência foi desenvolvida pela Coordenadoria Estadual para inclusão da pessoa com deficiência (CEID) e teve vasta repercussão a nível nacional, se tornando referência para outros estados.

A Acessibilidade é uma preocupação pessoal do Reitor da Universidade Federal do Piauí, o professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, tanto que todas as obras de sua administração são idealizadas tendo em vista rampas especiais, banheiros adequados e outros instrumentos facilitadores ao acesso de deficientes físicos.

Na tarde desta quinta-feira (13), o reitor recebeu a Gerente de Articulação da CEID, Helena Lima, que em nome da Coordenadora Geral da instituição, Rejane Dias, fez uma explanação sobre a importância da inclusão dos deficientes em todos os ambientes de nossa sociedade, inclusive nos campi da UFPI.

"É de suma importância que a nossa campanha conte com a adesão de uma instituição como a UFPI. Aqui não é apenas um centro de conhecimento, mas também de consciência" afirmou Helena Lima.

De acordo com o reitor Luiz Júnior, a "UFPI já investiu cerca de 200 mil reais em projetos que visam a acessibilidade de deficientes físicos, mas a Ceid pode contar com sua adesão".

O reitor delegou o pró-reitor de extensão desta instituição, o professor Dr. Antônio Aderson, a chefiar as ações afirmativas no campo da acessibilidade no ano de 2008. Este, por sua vez, vai  unir os programas desenvolvidos na Ceid com os trabalhos realizados pela UFPI. O pró-reitor contou que "podemos incluir nestes projetos a professora Ana Valéria Fortes, que tem programas desenvolvidos inclusive no interior do estado, como na cidade de Picos, onde ministrou um seminário na linguagem de libras".

Por Felipe Pereira