UFPI lança Programa de Tratamento do Tabagismo

12/12/2007 14:26

O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina. Assim, os fumantes estão expostos continuamente a cerca de 4.720 substâncias tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja causa de aproximadamente 50 doenças, sejam elas cardiovasculares, respiratórias e o câncer.

Como estratégia de abordagem e tratamento do tabagismo, a Universidade Federal do Piauí lançou na manhã de terça-feira (11), no Hospital Universitário, o Programa de Tratamento do Tabagismo do HU. O evento contou com a participação do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Dr. Fernando Aécio, do Dr. Telmo Gomes Mesquita, representante da Secretária de Saúde do Estado e do diretor do HU, Dr. Carlos Iglezias Brandão.

O Programa do HU/UFPI será implementado de acordo com o Plano Global de Controle ao Tabagismo, concebido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), que é o órgão responsável pelas políticas públicas nacionais de controle do tabagismo. Entre os dias 17 e 21 de dezembro estará acontecendo o cadastramento de pacientes, feito pelo Serviço de Atendimento Médico e Estatístico do Hospital Universitário (SAME).

Segundo a coordenadora do programa, Dra. Ozinalda Veloso, o projeto é importante, pois desenvolverá ações que ajudarão o usuário do tabaco a parar de fumar, dando ênfase na prevenção e promoção da saúde. ?O principal objetivo do serviço é proporcionar ao fumante o acesso aos métodos eficazes para o tratamento da dependência de nicotina, bem como, contribuir para o ensino, pesquisa e extensão na UFPI?, explica.

Os trabalhos serão desenvolvidos pela Equipe Técnica de Controle do Tabagismo (ETCT - HU/UFPI), constituída por: um médico, um odontólogo, um enfermeiro, um assistente social, dois nutricionistas, um educador físico, um Administrador e eventuais colaboradores, vinculados às Coordenações da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e da Coordenação Nacional de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária de Câncer do INCA.

O Programa de Tratamento do Tabagismo conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso/Supervisão do Programa de Controle do Tabagismo, e da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

O projeto desenvolverá ações que ajudarão o usuário do tabaco a parar de fumar

Os trabalhos serão desenvolvidos pela Equipe Técnica de Controle do Tabagismo

Por Ricardo Oliveira