MEC aprova 2ª expansão da UFPI e campus de Floriano

10/12/2007 19:39

O Ministério da Educação aprovou no dia 07 de dezembro, o Plano de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal do Piauí, o REUNI, que prevê a implantação do Campus de Floriano e a criação de 11 novos cursos a partir de 2008. Esta é a segunda expansão da UFPI, em apenas três anos, e representa liberação de recursos na ordem de R$ 95 milhões e R$ 56 mil para investimento, custeio com pessoal e bolsas estudantis.

Na primeira expansão foram criados 19 novos cursos em Parnaíba, Picos e Bom Jesus, com investimentos de R$ 46 milhões para investimentos e R$ 103 milhões para custeio com pessoal, totalizando R$ 149 milhões a serem liberados até 2009. O Campus de Floriano é o terceiro criado na gestão do professor Luiz Júnior e terá os cursos de Enfermagem, Administração, Biologia e Pedagogia.

A segunda expansão da UFPI contempla, também, o Campus de Teresina, onde serão criados os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, Moda, Estatística e Ciências da Natureza. Com os novos cursos a UFPI oferecerá mais 2.940 novas vagas a partir do próximo ano e uma matrícula projetada de 26.400 alunos até 2012, quando será concluído o Reuni.

?Estamos criando cursos importantes, reivindicados há muito tempo, e colocando à disposição da sociedade piauiense. Incomodava bastante o fato de uma universidade como a nossa não possuir outras engenharias?, declara o reitor Luiz Júnior. Para ele a aprovação do Reuni é a vitória do empenho dos professores, servidores e alunos da Universidade. ?A UFPI se interioriza, formando cidadãos e transformando o Estado do Piauí?, conclui.

Evolução de cursos e vagas na UFPI

ANO                               2004                              2007                        2008
CURSOS                          42                                  61                             83
ALUNOS                      14.400                           14.506*                    19.386