Mais de 15 milhões para a conclusão do HU

06/12/2007 13:27

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior anunciou uma boa notícia para a comunidade acadêmica, ontem (05/12). O Ministério da Educação - MEC disponibilizou recursos na ordem de 13 milhões e 582 mil reais para conclusão do Hospital Universitário - HU. A bancada federal já havia disponibilizado 1 milhão e 650 mil reais para as obras no HU.

A UFPI apresentou o projeto básico para o MEC que aprovou prontamente o mesmo que está dentro dos padrões exigidos pela ANVISA. Os recursos estão garantidos em capital e logo que seja ajustado o projeto executivo a Diretoria de Projetos e Obras - DIPRO da UFPI lançará edital para licitação das obras.

Segundo o Professor Luiz Júnior, esta resposta positiva do Ministério da Educação representa o reconhecimento do trabalho que a atual gestão vem promovendo junto à administração da UFPI. O reitor e a equipe da Administração Superior confiaram horas de trabalho para poder garantir os recursos para concluir o maior sonho da comunidade acadêmica, ?que agora nos temos a certeza que é uma realidade?, comemora o reitor.

Com esse projeto apresentado ao MEC, o HU terá 212 leitos, 44 consultórios e as salas de cirurgia aumentam de 6 para 11 salas, além da  ampliação da UTI. O Hospital multiplica-se em estrutura física, priorizando principalmente a área cirúrgica, para ser um hospital de referência no Piauí, e ainda priorizará a todas as áreas médicas. O hospital necessitará de 850 servidores, o que ainda revela realização de concurso público.

Mas o reitor enaltece que a prioridade é transformar o HU em um hospital que possa abranger, em sua totalidade, o ensino, a pesquisa e a extensão. ?O HU deve ser um hospital voltado para o ensino e parceiro de todos os outros hospitais. Vai ser, sem dúvida, o maior hospital da região?, resume o reitor. Luiz Júnior aproveitou ainda a oportunidade para agradecer o pronto atendimento da bancada federal nos recursos já disponibilizados anteriormente.

Por Jackelline Carvalho