Brasil Brasil Acesso

Notícias

Professora da UFPI lança livro pela maior editora do país

03/12/2007 19:51

Nesta quinta-feira, 06, a professora Dr. Maria do Socorro Fernandes de Carvalho, do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras da UFPI, o livro ?Poesia de Agudeza em Portugal: estudo retórico da poesia lírica e satírica escrita em Portugal no século XVII?. O livro será lançado através das editoras EDUSP, Editora da Universidade de São Paulo, e Editora Humanitas no auditório do Centro de Ciência Humanas e Letras ? CCHL da UFPI às 18 horas. A obra é resultado da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária da UNICAMP pela Dr. Maria do Socorro.

O livro faz um apanhado das normas e teorias que embasam a poesia escrita em Portugal no decorrer dos séculos XVI e XVII e traz uma série de poemas, desde os que eram chamados ?sérios ou honestos?, até os que provocam o riso. Poetas como Violante do Céu, Jerônimo Baía, António Barbosa Bacelar, Tomás de Noronha, Francisco Manuel de Melo e Francisco da Fonseca Soares, dentre outros, têm seus poemas estudados segundo os padrões poéticos que circulavam no próprio século em que foram escritos.

Textos jamais publicados, resgatados em manuscritos em bibliotecas de Lisboa e Coimbra estão presentes nessa edição ilustrando conceitos e teorias. ?Poesia de Agudeza em Portugal: estudo retórico da poesia lírica e satírica escrita em Portugal no século XVII? não tenta inaugurar um termo para cada realização poética identificada, como é de praxe na crítica literária, nem tomar procedimentos tão antigos quanto a arte de fazer poesia como se tratasse de novidade, antes, procura reconhecer nessa poesia em língua portuguesa a realização de procedimentos e técnicas desde sempre praticados pelos mais importantes autores da poesia ibérica, levando em conta práticas próprias do período, como a imitação da poesia de Luís de Camões e Luís de Gôngora, até os modelos de poetas antigos, como latinos e gregos, igualmente imitados pelos autores ?seiscentistas?.

Com base na interpretação de artes poéticas e retóricas antigas e contemporâneas aos poetas, escritas em Portugal, Espanha, Itália e França, o livro apresenta os principais conceitos que pautavam a escrita e a circulação da poesia em Portugal. Noções como decoro, agudeza, engenho, arte, gênero e contrafação são tomados como base da prática da poesia em questão.

Destaque-se ainda que, dado que os mesmos princípios literais aplicavam-se à poesia escrita no Brasil da época, a pesquisa também apresenta um estudo do sistema das letras do período colonial brasileiro. O livro traz, igualmente, um estudo pormenorizado da metáfora como principal figura de linguagem culta do século XVII.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.