UFPI apresenta suas produções científicas à comunidade

23/11/2007 10:48
Seguindo a programação do II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, a UFPI promoveu nesta quinta (22) a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos pela instituição, com a exposição de painéis dos graduandos de iniciação científica e pós-graduandos. Cada painel foi avaliado por professores de outras universidades, como da UFPE, para a escolha dos três melhores trabalhos.

Esta é mais uma iniciativa da Universidade Federal do Piauí para o incentivo à pesquisa. O reitor prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior destaca que "o objetivo é semear a idéia da pesquisa entre os alunos de graduação, além é claro, dos mestrandos e doutorandos. Queremos resgatar, valorizar e incentivar, dando condições aos alunos às práticas científicas, não só no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, mas também nos campi de Bom Jesus, Parnaíba e Picos".

A professora Dra. Silvana Medeiros, coordenadora nacional do PIBIC/CNPQ, avaliou as pesquisas apresentadas como de alto nível e que a UFPI está de parabéns pelo investimento em material humano. "Pude perceber a seriedade e esforço dos pesquisadores, além do incentivo da própria universidade à capacitação dos mesmos".

Para Raquel Holanda, formada pela UFPI no curso de Comunicação Social, o contato com a iniciação científica ainda na graduação desperta o interesse na vida acadêmica,"Graças à pesquisa que desenvolvi aqui na UFPI, hoje penso em pesquisar cada vez mais, e fazer em breve mestrado e doutorado", disse a jornalista.

Traçando um paralelo entre as pesquisas e os problemas da nossa sociedade, o orientador de Raquel, professor Dr. Gustavo Said, conclui que "Temos aqui resultados de pesquisas nas mais variadas áreas, que podem ser aplicadas a problemas reais, além de permitir que a sociedade possa refletir sobre sua própria lógica".

"Queremos semear a idéia da pesquisa entre os alunos de graduação, além é claro, dos mestrandos e doutorandos",diz Reitor

A coordenadora nacional do PIBIC/CNPQ, professora Dra. Silvana Medeiros, aprovou as pesquisas desenvolvidas na UFPI.

Felipe Pereira

Fotos: Aline Medeiros