UFPI recebe Reunião do Conselho Pleno da Andifes

14/11/2007 10:56
Começou na manhã desta segunda-feira (12), a 67ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Reitores de 40 IFES estão reunidos no Salão Babaçu do Rio Poty Hotel, onde irão definir o plano de ação para 2008 e a realização de concurso público para servidores e professores.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, recebeu o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, o Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, o Secretário de Educação Superior do MEC, Prof. Dr. Ronaldo Mota, o Vice-Presidente da Andifes e Reitor da UFRN, Prof. José Ivanildo do Rego, e o Secretário Executivo da Andifes, Gustavo Balduíno.

Na abertura, o Coral da UFPI, sob a regência de Aurélio Melo, cantou músicas como: O Boi, Cajuína, O Peba e Teresina. Em seguida, o Reitor da UFPI mostrou um vídeo que mostra as mudanças pelas quais a universidade passou na atual gestão e destacou a importância do Piauí estar recebendo a Reunião do Pleno. ?O Conselho se reúne mensalmente e pela primeira vez o Piauí tem a oportunidade de receber um evento dessa magnitude. A força da Andifes é enorme e as novas filiações são claras demonstrações da aceitação da Associação?, disse.

O Prof. Ronaldo Mota falou sobre a realização do evento. ?É essencial essa articulação entre as universidades e a UFPI está de parabéns pela forma coordenada e coerente com que faz a expansão, principalmente para o interior do Estado?. Já o Reitor da UFRJ, Prof. Dr. Aloísio Teixeira, disse que ?é importante que a Andifes se reúna e se posicione sobre as principais carências das universidades?.

Além das palavras do ex-Reitor da UFPI, Prof. Charles Camillo, que reconheceu o compromisso da atual gestão, o Prefeito Silvio Mendes deu as boas vindas da cidade aos dirigentes e pontuou que ?da educação depende o nosso futuro e esse é o caminho da mudança?. Em seguida, o Governador Wellington Dias destacou o papel decisivo das IFES para o crescimento do Brasil.

A Reunião prossegue esta tarde com as discussões sobre o modelo de distribuição de técnico-administrativos, distribuição de CDs e FGs e o modelo de Assistência Estudantil. Nesta terça-feira (13), será proposta a utilização dos recursos da SESu pelas IFES em 2008 e os aspectos da reformulação da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico da Andifes.

Por Ricardo Oliveira