CNE publica moção de repúdio às invasões de Reitorias

13/11/2007 14:06

MOÇÃO DE REPÚDIO ÀS AMEAÇAS À DEMOCRACIA NAS IFES

A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação manifesta a sua preocupação em relação às recentes invasões de Reitorias e aos impedimentos de reuniões e deliberações de Conselhos Universitários de Instituições Federais de Educação Superior, considerando que tais ações são inaceitáveis no contexto de ambientes educacionais, sobretudo no quadro atual de normalidade democrática e de plena vigência do Estado de Direito.
A recorrência e o crescimento dessas ações, impróprias e sectárias, praticadas e alimentadas por alguns integrantes da própria comunidade acadêmica, merecem repúdio desta Câmara, pois representam um obstáculo ao debate franco e à liberdade de expressão e contradizem as finalidades últimas da universidade, que deve primar pela ética, tolerância, democracia e compromisso republicano.

Brasília, 08 de novembro de 2007.

ANTÔNIO CARLOS CARUSO RONCA
Presidente da Câmara de Educação Superior