Pós-Graduação da UFPI recebe boa avaliação da CAPES

18/10/2007 09:03

No último dia 10/10, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou o resultado da ?avaliação trienal 2007? dos programas de pós-graduação de todas as instituições públicas e privadas do País.

Foram submetidos a essa avaliação nove cursos de mestrado da UFPI, dos quais, quatro receberam nota ?4?, o que significa ?bom desempenho? e cinco mantiveram a nota ?3?, mantendo o seu credenciamento e apresentando tendência de crescimento, nos 5 ítens básicos do processo de avaliação que são: proposta do programa; corpo docente; corpo discente, teses e dissertações; produção intelectual; inserção social.

Os resultados desta avaliação foram comemorados pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPI, Maria Acelina Carvalho e pela Coordenadora Geral de Pós-Graduação, Maria do Carmo Batista. Segundo a Pró-Reitora ?A Capes é muito criteriosa na avaliação da produção científica, não só em termos de quantidade, mas principalmente da qualidade, e este resultado indica que estamos na direção certa?.  ?Na UFPI, a maioria dos cursos foram avaliados pela primeira vez, já que seis dos nove, foram criados a partir de 2002?, lembrou a Coordenadora de Pós-Graduação, Maria do Carmo.

?Este resultado, extremamente satisfatório, demonstra o compromisso da atual gestão da UFPI, numa ação articulada com um conjunto de pesquisadores envolvidos?, diz a Pró-Reitora.

?O Reitor da UFPI, como pesquisador, é consciente de que não há desenvolvimento científico-tecnológico sem que as áreas da pesquisa e da pós-graduação sejam priorizadas, portanto, aceitou o desafio de tornar esta IFES, cada vez mais, competitiva, buscando a excelência em pesquisa, como atividade indutora do desenvolvimento regional e adotou políticas afirmativas que resultaram em importante impacto na melhoria da infra-estrutura em pesquisa e pós-graduação?, conclui Maria Acelina Carvalho.

A Universidade Federal do Piauí parabeniza a todos que contribuem para que esta instituição seja uma referência em ensino

CoordCom