Bolsa-auxílio para estudantes estrangeiros

25/09/2007 11:12

Até dia 17 de outubro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de 2008 do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). O projeto da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) é um apoio financeiro aos alunos estrangeiros regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de ensino superior (Ifes).

No valor mensal de um salário-mínimo (R$ 380,00) por 12 meses renováveis, a bolsa auxilia a manutenção dos estudantes durante o curso, uma vez que muitos vêm de países pobres. Atualmente, o MEC investe cerca de R$ 3 milhões no Promisaes, beneficiando aproximadamente 615 alunos. Em 2008, serão distribuídas cerca de 500 bolsas.

O projeto fomenta a cooperação técnico-científica e cultural entre países com os quais o Brasil mantém acordos nas áreas de educação e cultura, especialmente os africanos. Dessa forma, consolida a política de intercâmbio e integração entre Brasil e outros países em desenvolvimento.

Além de matriculado numa Ifes, o aluno deve ser participante do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), ter bom desempenho acadêmico, não exercer atividade remunerada e não receber outro auxílio financeiro governamental. O coordenador do projeto, Hilton Sales, esclarece que o PEC-G é um programa de apoio a estudantes de outras nacionalidades. Os estudantes estrangeiros ocupam as vagas ociosas das universidades federais, não preenchidas no processo seletivo tradicional.

Seleção ? A instituição de ensino superior realiza uma pré-seleção dos candidatos a partir dos seguintes critérios: condição socioeconômica; rendimento acadêmico; freqüência escolar; previsão de envolvimento do aluno em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, onde haja contribuição do contexto sociocultural do país de origem (oficinas, eventos, seminários, monitorias, projetos de extensão). O MEC faz a avaliação final.

Programa ? Criado em 2005 pela SESu, o Promisaes beneficia estudantes da América Latina e Caribe e da África: Antígua e Barbuda, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela; Angola, Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Mali, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal e Togo.

O formulário de inscrição está disponível na página eletrônica da SESu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SESU