UFPI apóia campanha de vacinação contra a rubéola

17/09/2007 15:23

A Universidade Federal do Piauí apóia a campanha de combate ao surto de rubéola que se instalou no país. Com esse intuito, esta instituição mostra-se preocupada com a conscientização de alunos e funcionários para que se vacinem contra esse mal que prejudica principalmente as mulheres grávidas.

A doença é causada por vírus e é transmitida pelas vias respiratórias. É geralmente benigna, mas pode causar malformações no embrião em mulheres grávidas. Em metade dos casos não produz nenhum sintoma, entretanto as mais comuns são febre baixa e manchas cor-de-rosa na pele.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de crianças com 1 ano de idade, com reforço da dose aos 4 e 6 anos. Para os homens recomenda-se que todos os indivíduos na faixa etária de 12 aos 39 anos sejam imanizados. Já para as mulheres, a faixa etária que requer atenção é dos 12 aos 49 anos.

A vacina encontra-se disponível em todas as unidades básicas de saúde e hospitais da rede Pública de Saúde Municipal. Outros sintomas da rubéola são a vermelhidão (inflamação) dos olhos, dor muscular das articulações e da cabeça, pele seca e congestão nasal com espirros.

Para maiores informações: 3215-7735/7736/7737.

Por Lívio Galeno