Folha divulga dados do Enade favoráveis a EaD

11/09/2007 11:03
O Jornal Folha de São Paulo publicou no dia 10 deste mês reportagem, com base nos primeiros resultados do Enade (exame nacional que avalia alunos ingressantes e concluintes de ensino superior) demonstrando que os alunos de cursos superiores na modalidade de educação a distância obtiveram melhor desempenho em relação a estudantes que fazem o mesmo curso na modalidade presencial.

Sob o título de ?Aluno a distância vai melhor no Enade?, o jornal mostra um levantamento feito pelo Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) apontando que os alunos de cursos a distância se saíram melhor em 7 das 13 áreas onde essa comparação é possível.

Essa é a primeira vez que o Enade comparou o desempenho dos alunos nos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. Segundo o jornal, o Exame mostra que Turismo e Ciências Sociais apresentam vantagem favorável aos cursos a distância, quando a análise é feita levando-se em conta os alunos na fase inicial do curso. No ensino presencial, o melhor desempenho foi registrado nos cursos de geografia e história.

?A análise só dos concluintes ainda é limitada porque apenas quatro áreas do ensino superior ? administração, formação de professores, matemática e pedagogia ? já têm concluintes em número suficiente para que seja tirada uma média e comparada com a dos demais?, diz Antonio Góis, responsável pela matéria.

A reportagem mostra através de gráficos, com base em dados do Inep/MEC, que ?entre os concluintes, o melhor desempenho entre os estudantes a distância foi verificado em administração e matemática, enquanto que pedagogia e formação de professores o resultado foi inverso?.

Na matéria ainda há uma colocação do diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior, Dilvo Ristoff: ?Apesar das inúmeras experiências bem-sucedidas em outros países, o ensino a distância continua sob fogo cruzado no Brasil, com o argumento de que vai piorar a qualidade. Alguns até reconhecem o seu efeito democratizante, mas temem que traga ainda mais dificuldades a um sistema educacional com problemas. Os dois últimos Enades, no entanto, mostram que este temor é injustificado?.

Pesquisas como essa demonstra o crescimento, desenvolvimento e aceitação da modalidade de ensino a distância no Brasil. A EaD exige esforços e dedicação nos estudos. Os alunos possuem um acompanhamento diário de tutores e coordenadores dentro de uma plataforma Virtual.