UFPI disponibiliza acesso ao Portal CAPES de casa

10/09/2007 10:29
No final do ano de 1997 o Piauí conseguiu conectar-se a rede mundial de computadores através do Ponto de Presença (POP) da Rede Nacional de Pesquisa (RPN). À frente desta iniciativa estava a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) sob a coordenação do prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, então Diretor Técnico. A partir desse projeto a Universidade Federal do Piauí, após construir a sua rede de computadores de alto desempenho com 452 pontos, se conectou a internet.

Outras ações foram realizadas pela Administração Superior, na época sob a coordenação do prof. Gildásio Guedes, dando continuidade à atividade de Rede de Computadores de Alto desempenho da UFPI como, por exemplo, a aquisição de um equipamento conhecido tecnicamente como ?Digitronco?, com capacidade para gerenciar até 40 conexões à internet ao mesmo tempo e, para completar a conexão discada da residência dos professores da instituição, adquiriu 15 linhas telefônicas.

Com o passar dos anos e conseqüente desenvolvimento e expansão da web esse serviço ficou defasado tecnicamente sendo desativado há cinco anos.

Agora, com o objetivo de estruturar e ampliar o grau de informatização da UFPI, a atual Administração Superior, com incentivo do Reitor, retomou esse projeto e, foi mais longe, autorizou o acesso da casa do usuário ao servidor da UFPI e ao Portal da CAPES.

O Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e o Setor de Informática (SETINFO) disponibilizaram esse serviço que permite aos professores, servidores e alunos da UFPI o acesso gratuito ao portal da CAPES. Esse serviço foi configurado tendo sido submetido a testes e será liberado para uso acadêmico.

Segundo o diretor do NPD, prof. Dr. Pedro de Alcântara, todos os professores já estão cadastrados no sistema, sendo o login a matrícula do SIAPE e a senha o CPF. Os Técnicos Administrativos da Instituição deverão encaminhar pedido de acesso através do e-mail: npd@ufpi.br. Os Alunos também terão acesso ao Portal, basta dirigir-se ao NPD com solicitação e assinatura do professor responsável.

Para os que têm interesse nesse serviço existe no sítio do NPD/SETINFO (http://www.leg.ufpi.br/npd) um roteiro explicando como configurar o acesso ao portal da CAPES diretamente de sua casa.