UFPI lança programa REUNI visando o crescimento

04/09/2007 18:57

A Universidade Federal do Piauí lançou na tarde de hoje, 4 de setembro de 2007, o programa REUNI, que tem por objetivo promover a ocupação de vagas remanescente na UFPI. O projeto vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP), que é vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), estando sob a coordenação do professor Antônio Ferreira.

O programa tem como ponto de partida o preenchimento de vagas não ocupadas (derivadas de desistências, jubilamentos, ou trancamento de curso) que surgirem na UFPI. Suas principais metas são: combater a evasão e otimizar o fluxo acadêmico e promover a inclusão social partindo de uma ação de resgate e valorização das universidades públicas do Brasil.

Para o idealizador deste projeto, professor Antônio Ferreira, a iniciativa não se limitará à melhoria da qualidade de ensino, mas também contribuirá na disputa por novos recursos para a UFPI. ?Através do programa poderemos corrigir erros antigos que dificultam o crescimento de nossa universidade, como a fluxo irregular de alunos (desequilíbrio entre alunos que entram e saem da universidade)?, garante.

Uma das propostas que compõe o projeto é promoção de mobilidade intra e inter-instucionais de estudantes. Através dessa prática os alunos poderão circular entre cursos e programas, e entre as instituições de ensino superior conveniadas, na intenção de preencher as vagas ociosas nas universidades parceiras. ?Esta é uma das características do programa na qual focaremos nosso trabalho?, afirmou a coordenadora de apoio e assessoramento pedagógico, professora Hilda Mara Lopes Araújo.

Para a coordenadora de currículo da PREG, professora Maria do Socorro Leal Lopes, este plano de ação obrigará a UFPI a manter as grades curriculares dos cursos ofertados sempre atualizadas e competitivas. ?Esse projeto nos leva a refletir sobre os rumos da formação de profissionais, nos fazendo repensar as práticas de ensino sempre adequadas à demanda social vigente?, defende.

A Universidade Federal do Piauí já possuía um programa de aproveitamento de vagas, o PEC-G. Este programa nasceu de um convênio entre a UFPI, Governo brasileiro e Governo africano e consiste em disponibilizar vagas para que estudantes estrangeiros possam ter acesso a cursos de graduação no Brasil.

reuni1.jpg

Professor Antônio Ferreira fala sobre o projeto REUNI