Começa o FOPROP/NE

23/08/2007 17:48

Começou hoje o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação?Regional Nordeste/FOPROP/NE, que reúne pesquisadores e pró-reitores de várias instituiçoes de ensino superior da região nordeste. O encontro vai até amanhã, e está sendo realizado no Rio Poty Hotel.

Pela segunda vez a Universidade Federal do Piauí é sede desse encontro. A temática desse ano é ?Plano Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação?. O objetivo é debater questões estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação no Nordeste; gerar discussões sobre o formato atual da pesquisa e pós-graduação na região, e o avanço esperado nacionalmente, bem como promover a integração, a troca de experiência e informações entre os pró-reitores e os outros participantes do evento.

Pró-Reitores de várias Instituições discutiram hoje sobre os novos caminhos da pesquida no país, especialmente na região nordeste. "O evento pretente articular parcerias com várias agências de fomento à pesquisa, como Finep e CNPq. Nós fazemos um papel de indutor das políticas fazendo com que essas instiuições façam mais investimentos na área", afirma Temisson dos Santos, coordenador do FOPROP/NE.

Para o reitor da UFPI, Professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, o nordeste cresceu pouco em pesquisa, mas muitas atitudes estão sendo tomadas para mudar esse quadro. Como exemplo, ele citou que em apenas dois anos a Universidade Federal do Piauí implantou sete cursos de mestrado, um número considerado alto.

fop02.jpg

fop.jpg