UFPI lança mais um projeto de Inclusão Social

14/08/2007 14:59

A Universidade Federal do Piauí dará mais um passo positivo para a promoção da cidadania e inclusão social no Estado do Piauí. Amanhã (15/08/2007), no Salão Nobre da Reitoria, às 9 horas, o reitor da UFPI, Professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior estará lançando o Projeto ?Trabalhadores Autônomos?, visando estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos lavadores de carro na UFPI. O Banco Real é parceiro disponibilizando recursos financeiros para a execução do projeto.

A UFPI pretende possibilitar a essas pessoas o desenvolvimento de uma atividade laborativa que gere renda para sua manutenção e de seus familiares, organizar o trabalho desse segmento para levar mais segurança para comunidade universitária, resgatar a auto-estima dos trabalhadores, capacitar o segmento e dotá-los de equipamentos, material e outros instrumentos necessários para realização do trabalho.

Inseridos no Projeto, os lavadores poderão utilizar o espaço físico da UFPI para lavar os carros, terão assistência médico-odontológica, recebrão almoço e jantar gratuito no Restaurante, e ainda recursos matérias e humanos para capacitação. Esta será ofertada através de cursos, palestras, seminários, treinamentos,  objetivando a inclusão escolar e melhoria da qualidade de vida.

O projeto foi elaborado pela Assistente Social da UFPI , Margareth do Monte Barbosa de Carvalho, e ainda conta com a equipe de execução formada pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Professor Dr. Fernando Aécio, as Assistentes Sociais Graça de Maria Moreira  Serra e Silva e Lucinete Maria Ulisses Nogueira, as Pedagogas Maria Celeste Morais do Monte Batista e Angélica de Moura Leal, e a Técnica em Assuntos Estudantis Francisca de Assis Soeiro Bezerra Takeshita.

Por Jackelline Carvalho