Reitor visita projeto de extensão no interior do Piauí

14/08/2007 14:18

O município de Miguel Alves, a 115 quilômetros de Teresina, recebeu a visita do Reitor da Universidade Federal do Piauí Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior. Na oportunidade o Reitor e sua comitiva visitaram um projeto de extensão promovido pela UFPI/CNPq.

O projeto foi idealizado e é desenvolvido pelo Professor Doutor Marcos Davi Figueiredo de Carvalho, do Departamento de Zootecnia da UFPI. Consiste em trabalhar o aproveitamento de todo o fruto do babaçu (mesocarpo, endocarpo e epicarpo) tanto na culinária, farmacêutica e principalmente na produção de artesanato para exportação.

Para o responsável pelo projeto, esta não é somente uma forma de gerar renda, mas sim uma forma de trabalhar a auto-estima dos participantes. ?Capacitamos os moradores da região que demonstram interesse. Com isso oferecemos oportunidades de trabalho digno, além de oferecer uma ocupação?, afirma Professor Marcos.

O trabalho de extensão é um dos alicerces que sustenta o trabalho de evolução da UFPI. ?Investimos em projetos como este na intenção de promover a inclusão social, não só em Teresina, mas em todo o Piauí. Vimos neste trabalho um grande potencial para incentivar a exportação de artesanato, levando o nome de nosso Estado para o Mundo? afirma o Pró-Reitor de Extensão, Antônio Aderson dos Reis Filho.

Na oportunidade o Reitor afirmou que a UFPI tem planos de afirmar suas ações em Miguel Alves. ?Temos intenção de transformar Miguel Alves em um pólo de Educação a Distancia filiados a UFPI, visto a importância do município para a região. Fora isso iremos continuar neste projeto de reutilização do babaçu já que os resultados são satisfatórios?, garante o professor Júnior.

Lívio Galeno