Velocidade da Internet na UFPI aumenta mais de oito vezes

09/07/2007 11:09

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Setor de Informática/Núcleo de Processamento de Dados (NPD), encerrou os testes com a velocidade de conexão da rede.

Agora, os usuários da internet, na instituição, poderão navegar a uma velocidade de 34 megabits por segundo (Mbps), um aumento em mais de oito vezes que a velocidade anterior (4 Mbps). Essa velocidade de conexão agora é adequada para trafegar dados em multimídia.

Nos campi do interior (Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus), a velocidade, que era, no início da rede, de 64 kilobits por segundo (Kbps) passa a ser de 512 Kbps, o que  representa um aumento de oito vezes. Para se ter uma idéia do que isto significa, quando instalamos a internet na UFPI a velocidade da rede para toda a universidade era de 64kbps e nos atendeu satisfatoriamente por mais de 06 anos.

Essas ações são resultado de seis meses de trabalho da Administração Superior da UFPI e do Setor de Informática, no intuito de estruturar e ampliar o grau de informatização da Instituição.

Complementando essas mudanças, a UFPI adquiriu, recentemente, um servidor computacional e um equipamento para vídeo-conferência, formando um kit, que será instalado no prédio anexo da Pró-Reitoria de Extensão.

CoordCom