Andifes aprova Plano de Assistência Estudantil

06/07/2007 10:03

O Plano Nacional de Assistência aos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) marcou a LXIII Reunião do Conselho Pleno da Andifes. O encontro aconteceu entre os dias 02 e 03 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e contou com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad, dos secretários da Educação Superior (SESu/MEC), Ronaldo Mota, e da Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. O Reitor Luiz Júnior teve uma participação destacada ao relatar a elevação dos indicadores de assistência estudantil da UFPI aos 43 representantes das outras IFES presentes.

A proposta do Plano Nacional de Assistência Estudantil da Andifes foi apresentada pela coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), Corina Martins Espíndola e aprovado pelo Conselho Pleno. O projeto, elaborado por uma comissão composta por representantes das regionais no Fórum, afirma ser fundamental a articulação de ações de assistência para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes das Ifes, na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

O plano deixa o detalhamento das ações a serem desenvolvidas para a dinâmica e a autonomia de cada instituição no atendimento a essas demandas sociais. O Conselho Pleno da Andifes aprovou o Plano Nacional de Assistência Estudantil e  a criação de um fundo para esta finalidade. Este será equivalente a 10% do orçamento anual de OCC das Ifes, a partir de 2008. Para o segundo semestre deste ano, foi aprovado que a composição do fundo será equivalente a 5% do orçamento anual de OCC das Ifes. Estes recursos serão adicionados aos aplicados atualmente e que são insuficientes para a assistência estudantil.

Coordcom