Seminário de Monitores da UFPI recebe público participativo

29/06/2007 15:46

Mais de 300 pessoas, dentre professores e alunos, participaram do Seminário de Formação de Monitores da Universidade Federal do Piauí, realizado ontem (28/06), realizado pela Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico ? CAAP / PREG.

O Seminário contou com palestras no período da manhã no setor de Esportes e à tarde aconteceu uma discussão para a reformulação da minuta da nova proposta para o Programa de Monitoria da UFPI. O evento contou com a participação do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Professor Dr. Fernando Aécio, que fez a abertura do seminário.

Com a palestra ?A Monitoria e sua importância na formação inicial docente: interface Ensino, Pesquisa e Extensão?, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Professor Ms. Francisco Newton Freitas destacou a importância de se ter um programa de monitoria de forma institucional e enfoque na relação ensino, pesquisa e extensão.

?É importante destacar que deve haver uma multirelação entre estas três áreas, pois assim como o ensino, a pesquisa e extensão devem ser enfatizadas na monitoria?, afirmou Newton Freitas. O professor ainda destacou a necessidade de ter um planejamento na monitoria de forma a adequar conhecimento e prática. ?A monitoria é para o estudante uma forma de iniciação à carreira docente, e deve se ter um plano de trabalho que traga para o monitor tanto uma carga de conhecimento, que ele adquire com a prática docente na monitoria, como uma dimensão humana a que o estudante deve importar para a futura carreira?, priorizou Newton.

A Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico, Professora Ms. Hilda Mara Lopes Araújo, ministrou uma palestra para ?Avaliação do Programa de Monitoria? em que demonstrou dados estatísticos, importantes para se ter uma dimensão prática do programa, além de esclarecimentos sobre o funcionamento. ?É importante que se tenha um programa de monitoria de forma planejada e participativa, para de ter uma maior e melhor qualidade. De forma completa, o programa deve dar ao aluno a visão de monitor, contribuindo de maneira mais qualificada e abrangente para a formação do estudante?, enfatizou Hilda Mara.

Durante o período da tarde, alunos e professores abriram uma discussão em torno da reformulação do Programa de Monitoria, sob a coordenação da Professora Hilda Mara. Foi apresentada a minuta da nova proposta do Programa, para reformulação, de forma participativa, a adequar, sempre, aos interesses da comunidade acadêmica.

Por Jackelline Carvalho