Geografia perde um dos seus maiores ícones

26/06/2007 15:30

Os professores do Curso de Geografia da UFPI, assim como toda a comunidade geográfica brasileira, sentem-se órfãos no momento em que deixa nosso convívio o Prof. Manuel Correia  de Andrade, falecido no último dia 22. Contudo, consola-nos saber que, conforme nos informou a Profa. Edvania Torres (UFPE),  ele se foi em momento de ações que servem de exemplo para todos nós que continuamos na batalha da produção científica  para um Nordeste melhor.  Eis parte da nota da Profa. Edvania  ?É consolador sabermos que ele estava no pleno gozo de suas funções intelectuais e feliz no que realizava, sempre com novos projetos, e sempre atendendo aos pedidos e convites formulados para generosamente compartilhar suas idéias. Dentre os seus futuros planos já estava a organização de um curso sobre Pernambuco para dar suporte científico ao programa de interiorização das IFES, em especial a UFPE e UFRPE com a criação de novos campi."

O professor Manoel Correa, estava vinculado ao Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais, no qual ministrava disciplinas e orientava, dando seqüencia ao trabalho iniciado por seu filho Joaquim Correa. No mestrado em Geografia , por ele criado, continuava colaborando e participando de bancas. A sua última participação em banca remete ao dia 30 de maio do corrente, em uma defesa de mestrado em gestão e políticas ambientais. A sua tenacidade e vitalidade reconhecida por todos, ficou presente mais uma vez, na sua última participação em eventos acadêmicos, ocorrido na mesma semana de seu falecimento. Ele se despediu no VIII encontro alagoano de Geografia, realizado em Maceió no qual profeiru a palestra de abertura no dia 18 (segunda feira) desta mesma semana. Não pode estar presente ao lançamento do seu mais novo livro chamado "Redescobrindo o Brasil 2", coletânea de artigos e de palestras realizados no evento, cujo título empresta o nome, e que o professor organizava a cada ano enquanto atividade da Cátedra Gilberto Freyre que coordenava há 6 anos.

Esse informe é para compartilhar o já sabido por todos vocês, o velho coronel, o velho Manoel, o polêmico, inquieto e briguento. Manoel morreu com a sua eterna juventude, e, coerentemente à sua trajetória profissional: sempre lutando, de bem com a vida, escrevendo e sempre cultivando idéias. Fica a lição!?

Coordcom