Programa Pesquisador da UFPI/2007

03/07/2007 18:00

Docentes e técnicos do quadro efetivo da Universidade Federal do Piauí com título de doutor poderão participar do Programa Pesquisador da UFPI/2007- PESQ-UFPI, que foi lançando na manhã de hoje no Salão Nobre da Reitoria. As Inscrições poderão ser efetuadas de 2 até 25 de julho na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O PESQ-UFPI procura incentivar a pesquisa na Universidade Federal do Piauí, mediante o apoio financeiro a projetos, possibilitando aos doutores desta instituição condições para o desenvolvimento das atividades de pesquisa na instituição, além de permitir aos novos pesquisadores da UFPI condições mínimas para iniciar suas atividades de pesquisa, e assim dar suporte a ampliação da produção científica global da UFPI.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho, este projeto mostra-se necessário e importante para o crescimento da capacidade de pesquisa da UFPI. ?Com essa iniciativa, a UFPI, mais uma  vez, contribui para o fortalecimento da atividade de pesquisa, como indutora do desenvolvimento científico, tecnológica e de inovação na instituição". É um projeto inédito, que nasce com financiamento próprio, mostrando o compromisso da UFPI com esta área. A Pró-Reitora, em seu discurso ressalta ainda, que não poderia deixar de registrar a determinação e garra do nosso gestor, o Prof. Júnior, em tornar esta instituição um dos maiores orçamentos do Estado, e que tende a ser aumentado pelo empenho de todos os seus colaboradores.

Os candidatos ao Programa devem estar com o currículo Lattes atualizado e participar de um grupo de pesquisa cadastrado e atualizado no Diretório de Grupos do CNPq.
O resultado dos projetos aprovados será divulgado no dia 27 de agosto e a liberação dos recursos, a partir de setembro de 2007. O Programa está orçado em R$ 100.000,00 (cem mil reais) disponibilizados pela UFPI, para aquisição de equipamentos,  sendo que 60% serão destinados a recém-doutores e 40% aos demais pesquisadores doutores da UFPI. Cada projeto terá até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) disponibilizados.

Segundo o Prof. Júnior, esse Programa, aliado às pesquisas em andamento nesta IFES, terá como produto a expansão da produção científica, que é indicador importante no aumento da matriz de financiamento. ?Sem  o trabalho de pesquisa de professores e alunos a universidade não pode crescer. Investindo em pesquisa, poderemos oferecer um melhor ensino público e também poderemos contar com mais recurso para o desenvolvimento da UFPI?, afirmou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior.

Veja Edital

CoordCom