UFPI contabiliza resultados de participação em Congresso

21/06/2007 08:38

A Universidade Federal do Piauí esteve presente no 1° Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis, que ocorreu entre os dias 11 e 15 de junho, em Teresina, no Rio Poty Hotel. Os resultados positivos estão sendo contabilizados, e pode-se afirmar que a universidade ganhou destaque e reconhecimento como indústria produtora de biocombustíveis no Piauí.

A UFPI participou deste evento com um stand divulgando sua usina produção de Biodiesel e o Lapetro (Laboratório de Análise de Combustível). Na oportunidade, o equipamento doado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) à universidade, cromatógrafo, foi destaque. Este aparelho tem como função fazer analises do marcador de biodiesel, que indica sua pureza.

Durante o congresso, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar a usina de biodiesel da universidade. Congressistas, professores e alunos participaram de uma demonstração da produção do combustível, desde sua refinação até o controle de qualidade.

?Os visitantes ficaram maravilhados com a usina por que realizamos nela treinamento de alunos para que ocupem o mercado de trabalho. Esse fim didático possui extrema importância para o país já que é de interesse para a formação de novos profissionais?, defende a coordenadora da usina, Professora Doutora Carla Verônica.

Este Congresso também contribui para abrir portas de investimentos no Piauí, mostrado para o Brasil e pro mundo que o Estado está capacitado parta produzir o biodiesel e, até mesmo, o álcool combustível.

A participação da UFPI no 1° Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis contou ainda com a apresentação de trabalhos científicos que envolvem a produção e caracterização (pureza do combustível) do biodiesel e palestra sobre a produção de biocombustíveis através de plantas oleaginosas oriundas do Norte e Nordeste do País, ministrada pela Professora Doutora Carla Verônica.

Lívio Galeno