Estudantes de Turismo participaram de Encontro Nacional

19/06/2007 18:30

Identidade Cultural e Desenvolvimento Turístico, Perspectivas e Mercado de Trabalho no Turismo e Ecoturismo e Patrimônio Cultural foram apenas alguns dos temas abordados no X Encontro Nacional de Turismo com Base Local-ENTBL, realizado nos dias 5 a 9 de junho em João Pessoa(PB). A delegação de 32 estudantes participou de conferencias, debates, mini-cursos, oficinas e grupos de trabalho liderados por pesquisadores e escritores renomados nacionalmente como Mário Beni, Milton Mariani, Adyr Balatreri, Luzia Neide Coriolano e Rodrigues Carlos Castrogiovani.

Participando ativamente dos cinco dias de evento na sede da Universidade Federal da Paraíba(UFPB), os estudantes do CMRV ainda divulgaram o estado do Piauí utilizando painel e material promocional, além de realizar pesquisa de opinião, colhendo informações do grau de conhecimento dos participantes sobre os atrativos e potencialidades do Estado. As potencialidades turísticas piauienses, com destaques para o Delta do Rio Parnaíba e cidades litorâneas, foram bastante requisitadas.

A iniciativa de levar a delegação parnaibana ao ENTBL faz parte da intenção da Coordenação do Curso em firmar parcerias e solidificar a proposta da construção de um Turismo Sustentável para a região do Delta do Parnaíba, com perspectivas de desenvolvimento local.

A participação no evento também divulgou a iniciativa da UFPI em abrir o seu primeiro Curso de Turismo no Estado, aproximando as Coordenações dos Cursos de Turismo de várias universidades do País, dentre elas: UFPA, UFPE, UFPB, USP, Universidade Estadual de Roraima, Univali e Universidade Federal Fluminense, que gerenciará o próximo ENTBL e já convidou a delegação de Parnaíba a participar novamente das atividades.

O apoio da Reitoria da UFPI foi fundamental para que a delegação parnaibana pudesse participar do ENTBL na capital paraibana. A prefeitura de Parnaíba, o Instituto Ilha Grande do Caju de Desenvolvimento e Pesquisa e empresas privadas da cidade litorânea também colaboraram com os universitários parnaibanos.

fonte: Ribamar Aragão -CMRV