Programa de Educação Tutorial faz nova chamada

19/06/2007 11:28

Instituições de educação superior de todo o país já podem encaminhar propostas de criação de novos grupos de trabalho para o Programa de Educação Tutorial (PET). O prazo final é 11 de julho, conforme o Edital nº 4/2007, publicado no Diário Oficial da União, na terça-feira, 12.

O programa tem como objetivo desenvolver atividades acadêmicas em padrões de excelência, por meio de grupos de aprendizagem tutorial em cursos de graduação de instituições de ensino superior do país. Atualmente, o PET tem 326 grupos distribuídos em todas as regiões, em 65 instituições de educação superior públicas federais, estaduais, municipais e privadas.

Segundo a diretora de políticas do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Iguatemy Maria de Lucena Martins, a proposta deste edital é a criação de 47 novos grupos. ?Pelo menos 15 grupos deverão ser de cursos de licenciatura e se dedicar exclusivamente a propostas de elevação da qualidade na formação de professores da educação básica?, diz a diretora. Outros grupos deverão se dedicar a temas como meio ambiente, uso sustentável de recursos naturais, práticas públicas de saúde, tecnologias, recursos energéticos e biodiesel, desenvolvimento de software, ciências genômicas e biotecnologia.

O Ministério da Educação repassará às instituições recursos para pagamento de bolsas de R$ 1.267,00 para docentes com título de doutor; R$ 855,00 para docentes com título de mestre; e R$ 300,00 para os alunos. Os resultados serão divulgados em 31 de julho.

PET ? Com as atividades iniciadas no ano de 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Educação Tutorial está, desde 1999, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Superior do MEC. O edital está disponível no sítio da SESu.  Informações podem ser solicitadas pelo correio eletrônico editalpet2007@mec.gov.br ou no telefone (61) 2104-8833. (Assessoria de Imprensa da SESu)

Mais informações no site: http://www.proac.uff.br