Multiculturalidade é discutida na 2ª Semana Noêmia Varela

18/06/2007 10:53

Inicia-se hoje (18), e vai até o dia 22 de junho, a  2ª Semana Noêmia Varela. O evento é uma realização do Departamento de Educação Artística da Universidade Federal do Piauí, em parceria com o Grupo João de Barro, e será realizado no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI).

O  tema deste ano é "Multiculturalidade no Ensino de Arte" e foi sugerido pela Professora Doutora Zozilena Fróz. ?Este ano, abriremos um espaço para discutir a inter-relação entre as várias culturas de nosso país e o ensino da arte. Nosso maior objetivo é discutir esse tema afim de quebrar preconceitos e facilitar a disseminação do saber artístico no Piauí?, afirma a idealizadora e coordenadora do evento, Sandra Nogueira.

A Coordenadora da Semana Noêmia Varela defende ainda que a intenção inicial desta Segunda edição do evento limitava-se apenas à discutir a arte, entretanto, tomou novos rumos devido a complexidade do assunto e da carência de preparo dos profissionais deste ramo educacional. ?Inserimos no projeto da Semana, temas como a homossexualidade, o racismo, a educação especial, que são realidades de difícil trato encontradas na escolas?, explica Sandra.

O evento tem em sua programação a realização de oficinas pela manhã, mini-cursos no período da tarde e mesas temáticas de discussão no período da noite. O dia de atividades será sempre finalizado com uma atração cultural. A mesa temática de abertura do evento trará o tema ?O gesto como elemento cultural? e será mediada pela Professora Doutora Zozilena Fróz. As atrações culturais da noite serão Pagode de Mimbo e Samba de Criolo.

As inscrições ainda podem ser efetuadas hoje. Os participantes terão direito a um mini-curso e uma oficina, além de assistir palestras, mesas temáticas e atividades culturais. As inscrições estão sendo realizadas na sala 450, Centro de Ciências da Educação ? UFPI, e o valor da taxa é R$ 30,00.

Lívio Galeno

noe1.jpg