UFPI inicia Especialização em Teoria Geral do Direito

15/06/2007 09:39

Terá início hoje Sexta-feira, às 18 horas, no CCHL, o Curso de Especialização em Teoria Geral do Direito, promovido pela Universidade Federal do Piauí. Trata-se do primeiro curso de pós-graduação em direito a ser realizado nas dependências da própria Instituição e um dos poucos do país que estuda a Teoria do Direito.

Para o Coordenador da Especialização, Prof. Joseli Magalhães,  o curso uma experiência única em nosso Estado de propiciar aos alunos, muitos dos quais já profissionais renomados, de apresentar o que há de mais novo na Academia, referente à teoria do Direito. "O que se almeja é formar uma massa crítica, qualificada, que agregue conhecimentos de disciplinas como epistemologia jurídica, teoria da constituição, teoria da justiça, teoria do direito natural, a própria teoria geral do direito, teoria do Estado, entre outras, constituindo, assim, a base estrutural não apenas do curso de Direito, mas também interagindo com outros ramos do conhecimento, como filosofia e ciências sociais?, afirma.

O objetivo é que seja criado um núcleo de estudo de Teoria do Direito Interdisciplinar envolvendo outros alunos que não sejam do curso de especialização, mas que se preocupem em estudar tais assuntos e, partir daí, idealizar e materializar o mestrado interdisciplinar a ser realizado pela própria UFPI.

As aulas serão em finais de semana alternados, contando com a presença principalmente de professores do departamento de Direito e da Filosofia da UFPI, e doutores de outras instituições renomadas do país. Nesta sexta e sábado está programada aula com o Prof. Mestre Nélson Nery Costa, que tratará a respeito da metodologia da pesquisa jurídica.

Por Aline Medeiros