UFPI leva progresso para comunidade piauiense

13/06/2007 11:38

A Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário (CDC/PREX), através de seus projetos de extensão, leva desenvolvimento sustentável às comunidades do interior do Piauí. Um dos povoados privilegiados, com o apoio desta coordenadoria e da Universidade Federal do Piauí, foi São Raimundo, a 22 km de Teresina.

O projeto foi desenvolvido pelo Edital 19/CNPq e tem como tema a inclusão social. A idéia surgiu através da necessidade das lideranças da região de obter conhecimentos que aperfeiçoassem o trabalho realizado no campo. Entretanto, este projeto não contempla só este município e abrange-se pelo Vale das Aroeiras, Árvore Verde, Baixão, Taboca, Taboquinha, Cacimba Velha, Fazenda Nova e Serra do Galvão.

Visando capacitar os habitantes das comunidades, demandar geração de emprego e renda este projeto conta com o apoio do Conselho Comunitário dos Povoados São Raimundo, Vale das Aroeiras e adjacências. São ministrados cursos variados, como formação para o trabalho doméstico, produção artesanal de produtos domissanitários e fitoterapia, informática, formação de operador de sítio, desenho e pintura publicitária, serigrafia, fabricação de doces e bebidas, música, teatro e tinturaria.

O projeto é realizado sob a responsabilidade técnica do Professor Doutor Cristóvam Colombo Belfort - Coordenador de Desenvolvimento Comuitário e contou com a presença do reitor da UFPI, Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, no dia 10 de junho de 2007, no lançamento do projeto. ?Eu acredito nos projetos de extensão e no ensino a distância para auxiliar a UFPI a dar um salto na sua matriz de financiamento. Projetos como este levam a universidade ao encontro com a comunidade, promovendo uma troca de conhecimento importante entre nossos professores e o povo do Piauí?, afirmar o Professor Júnior.

Lívio Galeno

cdc1.jpg