Cursinhos Populares da UFPI refletem na sociedade

08/06/2007 22:00

Os Cursinhos Pré-Vestibulares da Universidade Federal do Piauí têm apresentado excelentes resultados. Viabilizados pela Pró-Reitoria de Extensão através da Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão, o  Cursinho Pré-Vestibular Popular da UFPI em Teresina, coordenado pela Professora Lúcia Helena  e o Pré-Vestibular Popular ?Evandro Lins e Silva?, em Parnaíba, coordenado  pela Professora Maria Helena Cortez, beneficiaram pessoas carentes, registrando aprovações nos vestibulares das diversas Instituições de Ensino Superior nos Estados do Piauí e Maranhão.

Em 2006, os Cursinhos apresentaram cerca de 85 aprovações em diversas áreas, inclusive com primeiras colocações. Esses bons resultados refletem o empenho da equipe que trabalha frente à Coordenação dos Cursinhos e do corpo de professores e alunos da UFPI, já que os projetos contam com alunos ? bolsistas orientados pelos professores, atuando na inclusão educacional de pessoas carentes para efetivação de igualdades. E ainda, os números refletem a credibilidade nos Cursinhos que a cada ano recebem uma demanda maior de inscritos.

Ainda ressaltando o objetivo de estender as Políticas Afirmativas de Inclusão ao Ensino Superior, a PREX  viabilizou mais três projetos para atender a demanda de alunos oriundos de escolas públicas que atentam para uma preparação eficiente, o que se pode destacar como uma porta de entrada para a universidade.

Em 2007, foram implantados os Projetos ?Cursinho Pré-Vestibular Popular do Conexões de Saberes do Piauí ? PREPI?, coordenado pelas  Professoras Drª. Cecília Maria Resende e Edileusa Maria Galvão Figuerêdo,  ?Projeto de Ensino de Saúde e Exatas ? PENSE?, sob a coordenação do Professor Dr. Hélder Aires da Cunha, e ?Pré-Vestibular do Vale do Gurguéia?,  coordenado pelo  Professor Ms. Francisco José de Paula Filho, com propostas de ampliar as políticas de inclusão educacional e aprimoramento de quem já faz parte da universidade.

O PREPI iniciou as atividades em fevereiro deste ano, com 18 professores bolsistas do Conexões de Saberes, seis voluntários e cinco bolsistas na Coordenação Pedagógica, atendendo 220 alunos de escola pública que concluíram o ensino médio ou estejam cursando o 3º ano. Além desta atividade são desenvolvidas palestras para alunos de 1º e 2º anos, propiciando a auto-reflexão dos alunos frente a problemas da sociedade e promovendo a interação universidade ? sociedade e desenvolvimento educacional.

O PENSE, a partir de abril deste ano, atende 250 alunos da rede pública do ensino médio ou que já tenham concluído, com uma equipe de 44 professores e 10 Coordenadores, ofertando a educação eficiente amparada na política de implantar no seio popular a ?garantia?, ou pelo menos, a alternativa de ingresso à universidade. Também proporciona aos professores do Projeto uma experiência na atividade docente.

O Cursinho Pré-Vestibular do Vale do Gurguéia nasceu do interesse de implantar na região do Vale do Gurguéia, a ação educacional já implantada nos campi da UFPI de Teresina e Parnaíba. Assim, supre a carência dessa atividade no sul do Piauí, cooperando para a redução das desigualdades, em relação às condições de competitividade dos alunos da rede pública de ensino nos exames vestibulares. O Cursinho atende 50 alunos, com uma equipe de dois docentes e dez discentes.

Dessa forma a UFPI vêm agregando qualidade nas políticas de desenvolvimento educacional para a população, permitindo que uma parcela, oriunda das camadas populares tenham condições de competir frente ao Vestibular das Instituições de Ensino Superior. E assim, a Pró-Reitoria de Extensão da UFPI, através da Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão,  implanta de forma definitiva a garantia de uma educação que fortalece não só o espaço da universidade, mas do Estado do Piauí.

Por Jackelline Carvalho