Título Honoris Causa é concedido a professor piauiense

31/05/2007 09:43

A Universidade Federal do Piauí concedeu nessa terça-feira (29/05), o Título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro. A sessão solene ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia e contou com a presença dos membros do Conselho Universitário, presidido pelo Reitor da Instituição.

A concessão do Título Doutor Honoris Causa é dado somente à pessoas detentoras de alto nível e grau de conhecimentos, não só específicos, como também gerais. O Prof. Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro foi indicado pelos professores do curso de geografia pela sua grande importância para o meio acadêmico e devido ao seus trabalhos desenvolvidos com a pesquisa para a produção de conhecimento.

O Professor Carlos Augusto já chegou a receber outras homenagens das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC), Bahia (UFBA) e USP. Em 2000 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ? Mesmo tendo recebido outros títulos, esse momento se reveste da maior emoção, tive que me preparar psicologicamente?, declara o professor. Ao falar sobre seu estado, Carlos Augusto declarou ter por ele um amor todo especial. ? Nascer no Piauí foi um privilégio, sinto muito orgulho em dizer que minhas raízes estão aqui?. O homenageado nasceu em Teresina, mas saiu da capital ainda jovem para estudar no Rio de Janeiro.

Carlos Augusto de Figueiredo integra hoje, os quadros da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB); e é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACESP). Continua atuante como pesquisador, participando de eventos, proferindo palestras e escrevendo. Seu livro mais recente, sobre a questão ambiental e a Geografia no Brasil, foi publicado em 2003, pela Editora da UFSC.

Por Aline Medeiros

honoris03.jpg

Membros do Conselho Universitário durante Sessão Solene

honoriscausa01.jpg

Prof. Dr. Carlos Augusto durante sua chegada ao auditório do CT.

honoris05.jpg

Recebendo os cumprimentos do Prof. Dr. Luis dos Santos Junior

honoriscausa02.jpg

"Mesmo tendo recebido outros títulos esse momento se reveste da maior emoção"