UFPI concede título de Doutor Honoris Causa a prof piauiense

29/05/2007 09:39

A Universidade Federal do Piauí irá conceder Título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro. A sessão solene será no próximo dia 29 de maio, às 17 h, no Auditório do CT.

Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro nasceu em Teresina, graduou-se em Geografia e História pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1950. Especializou-se em Geografia Física pela Faculté des Scienses (FS), França, com estágios em outras escolas daquele país, no período de 1951 a 1953. Doutorou-se em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1967. Obteve a Livre-Docência nessa mesma instituição, no ano de 1975; e realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Tsukuba, Japão, entre 1982 e 1983.

Iniciou suas atividades profissionais, ainda estudante, como Auxiliar de Geógrafo, no Conselho Nacional de Geografia, atual Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1947, onde trabalhou por vinte anos. O magistério em Geografia começou pela Faculdade Catarinense de Filosofia (FCF), em 1955. Teve seqüência na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Rio Claro, entre 1960 e 1964; no Instituto de Ciências da Universidade de Brasília (UnB), no biênio 1966-67; e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalhou de 1968 a 1987, quando se aposentou, aos 60 anos de idade.

Continuou como professor de Geografia em programas de pós-graduação nas Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e de Minas Gerais (UFMG), entre 1987 e 1990; e como Professor Visitante na Faculdade de Estudos Internacionais de Cultura, da Universidade de Tenri, Província de Nara, Japão, de 1995 a 1997.

Integra hoje, os quadros da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB); e é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACESP). Continua atuante como pesquisador, participando de eventos, proferindo palestras e escrevendo. Seu livro mais recente, sobre a questão ambiental e a Geografia no Brasil, foi publicado em 2003, pela Editora da UFSC.

O Professor Carlos Augusto já chegou a receber outras homenagens das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC), da Bahia (UFBA) e pela USP. Em 2000 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

CoordCom